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Comunicação Integrada para escritórios de advocacia

Agência Digitalmente

 

A Comunicação Integrada é uma estratégia muito importante para as empresas. Por meio dela, é possível fazer o planejamento, a análise e a execução de marketing e comunicação em diferentes canais.

A Comunicação Integrada tem como intuito levar a melhor experiência para o público, ao mesmo tempo em que consolida a identidade da marca no mercado.

Hoje em dia, as empresas, incluindo os escritórios de advocacia, usam diferentes estratégias de marketing e comunicação.

E para os profissionais de Direito, apesar das restrições no marketing jurídico, algumas ações podem ser colocadas em prática.

Como exemplo, podemos citar os blogs, redes sociais e e-mails, para que o contato com os clientes seja possível. Mas vale destacar que todas essas ações não são por acaso.

Afinal, elas estão relacionadas ao conceito de marketing integrado, para que a comunicação entre profissional/empresa e público seja constante.

Antigamente, quando nem todo mundo possuía fácil acesso à internet, o simples fato de entregar um produto ao cliente já se configurava como uma comunicação.

Isso porque a aparência da embalagem, a qualidade do produto, entre outros aspectos, já mostravam a identidade da marca.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Comunicação Integrada, seus principais pontos e a importância do seu uso em empresas dos mais variados níveis, incluindo os escritórios de advocacia.

O que é Comunicação Integrada?

Comunicação Integrada é o planejamento e análise das melhores ações para integrar os canais de comunicação. Tem como missão oferecer ao público uma experiência positiva, além de manter um alto padrão nesses canais.

Para compreendê-la melhor, podemos pensar na sociedade atual em que, com o surgimento da internet, surgiram também diversos canais de comunicação.

Sem isso, uma fabricante de papel de parede 3d teria de fazer propaganda apenas em televisão, rádio, panfletos ou cartazes, para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que ela já tivesse.

Além do mais, esses canais ainda são importantes porque muitas marcas, inclusive as maiores do mercado, ainda investem nesse tipo de estratégia.

Mas o crescimento do marketing digital trouxe consigo oportunidades iguais para todos, seja para pequenas, médias ou grandes empresas.

Apesar disso, não basta atacar todos os meios de comunicação como se isso fosse trazer resultados. É necessário ter planejamento e integrar os canais que existem hoje.

Isso porque o consumidor precisa ter o mesmo tipo de atendimento nas redes sociais, por e-mail ou por telefone. Ou seja, a personalidade da marca deve ser a mesma, e sua identidade deve ser mantida.

Principais aspectos da Comunicação Integrada

Para entender melhor essa estratégia, é fundamental entender seus aspectos, seja para um escritório de advocacia, ou uma fabricante de piscina de fibra.

1 – Consistência

O primeiro ponto da Comunicação Integrada é trazer mais consistência para uma marca. Para isso, todos os meios de comunicação que ela utiliza devem falar a mesma língua e caminhar no mesmo sentido.

Para atingir essa consistência, é necessário muito planejamento, para que cada ponto de interação siga o mesmo padrão e possa transmitir os valores da empresa.

Quando isso não acontece, a identidade da marca e a maneira como ela se posiciona no mercado podem ser prejudicadas.

2 – Coerência

Infelizmente, ainda é comum nos depararmos com atendimentos ríspidos e secos em algum canal de comunicação usado por uma empresa. Mesmo assim, se procuramos outro meio, recebemos um atendimento completamente diferente.

Trata-se de uma falta de coerência na comunicação. Ou seja, no chat o consumidor é mal atendido, mas no telefone ele é bem atendido, ou vice-versa.

Para não acontecer esse problema, que pode custar uma venda, uma empresa de Compressor de ar oferece sempre uma boa experiência ao usuário.

Ela sabe que, quando bem atendido, não vai procurar outras opções, e sempre terá uma boa opinião sobre a empresa. Isso reforça a importância da coerência em todos os canais de atendimento, seja num escritório de advocacia ou numa loja.

3 – Continuidade

Outro fator importante é a continuidade, que envolve o envio de e-mail marketing de maneira automatizada.

Os e-mails marketing acompanham o lead durante toda a jornada de compra, e por meio da Comunicação Integrada, elas têm começo, meio e fim. Isso acontece como se eles contassem uma história.

Para uma fabricante de forro de pvc, por exemplo, a continuidade na comunicação também é importante após a venda, para que o cliente continue em contato com a marca.

4 – Complementaridade

Este outro ponto impõe que a comunicação de um escritório de advocacia ou qualquer outra empresa com seus clientes seja complementar.

Por exemplo, uma pessoa leu um conteúdo no blog do escritório, foi encaminhada para as redes sociais e ali recebeu um convite para visitar o site.

Para percorrer todo esse caminho, os pontos de comunicação se complementaram e entregaram a melhor experiência àquele usuário.

E é essa Comunicação Integrada que faz com que as empresas tenham mais sucesso em suas estratégias de marketing.

Importância da Comunicação Integrada para as empresas

Tanto para uma fabricante de caixa de som amplificada, quanto para um escritório de advocacia, a Comunicação Integrada é fundamental, afinal, ela traz muitas vantagens. Dentre elas podemos citar:

1 – Fortalecimento da identidade da empresa

Toda empresa, independentemente do produto ou serviço que ofereça, tem sua própria identidade, da mesma forma que acontece com as pessoas. E bem sabemos que uma pessoa que altera o seu comportamento o tempo todo é muito desagradável.

Inclusive, as relações pessoais dele serão um fracasso, e as pessoas não se sentirão bem ao lado dele. O mesmo acontece com as empresas.

Se cada vez que o cliente entrar em contato com a empresa e notar um comportamento diferente, além de não se sentir bem, não vai confiar nela e, consequentemente, não vai comprar nada.

Por isso, é importante que um negócio de textura para paredes ou qualquer outro ramo invista em Comunicação Integrada. Dessa forma é possível:

  • Atrair mais clientes;

  • Reter mais clientes;

  • Oferecer um tratamento adequado;

  • Cuidar melhor do público.

2 – Comunicação mais eficiente

Toda comunicação tem um objetivo, dessa forma, ela precisa ter a mesma consistência em todos os canais. Somente dessa forma os objetivos são conquistados, como atrair mais clientes para o escritório, por exemplo.

3 – Integração entre as equipes

A Comunicação Integrada faz bem para o público externo e interno. Por meio dela, uma escola de aula de violão, por exemplo, consegue enraizar sua cultura e seus valores em seus colaboradores.

4 – Economia

Quando uma empresa usa vários pontos diferentes com uma Comunicação Integrada, consegue um alcance maior. Isso aumenta as chances de conversão, mesmo sem investir em um canal mais caro, como a televisão.

5 – Mais vendas

Os consumidores atuais estão cada vez mais exigente, portanto, se alguém quer comprar manta asfáltica, vai preferir aquela empresa que se preocupa com seu público. E ela demonstra mantendo vários canais de comunicação, além de identidade forte.

Até mesmo a maneira como a empresa ou escritório de posiciona frente a grandes acontecimentos, como este que estamos vivendo com a pandemia, influencia na escolha das pessoas.

Portanto, é necessário possuir ações voltadas à minoria, preservação ambiental, e outros problemas que o mundo enfrenta.

Por que contratar uma agência profissional?

Uma agência de marketing digital é recomendada para a aplicação da Comunicação Integrada. Isso porque ela conta com profissionais especializados e que vão colocar em prática as estratégias de acordo com a realidade do escritório.

Quando trata-se de marketing jurídico, muitos cuidados devem ser tomados, uma vez que há ações restritas. E isso inclui a comunicação com os clientes.

Esses profissionais sabem como fazer marketing de conteúdo e outras estratégias do marketing digital que, apesar de parecerem simples, precisam de planejamento e conhecimento.

É feito um estudo prévio sobre a realidade do escritório, os objetivos e metas, sua especialidade e suas necessidades, dentre outras informações.

A partir disso, a agência vai escolher quais são os melhores caminhos para que todas as necessidades do escritório e também de seus clientes sejam atendidas.

Toda ação de marketing digital, incluindo a Comunicação Integrada, precisa ser bem aplicada para que a imagem do escritório seja fortalecida, que o marketing digital seja feito dentro das normas impostas e que o público certo seja impactado.

Uma forma de monitorar a comunicação integrada de forma efetiva é por meio da plataforma RD Station, pois dispõe de todas a ferramentas necessárias para que sua campanha seja um sucesso.

Conclusão

A comunicação é fator primordial nas ações de marketing, afinal, todos os seus esforços são voltados para estabelecer um relacionamento com os clientes e passar uma mensagem clara aos consumidores.

E a internet oferece vários meios para que essa mensagem seja transmitida, no entanto, a empresa precisa manter sua personalidade e características em todos esses canais.

Essa integração na comunicação é o que vai fazer com que a marca seja compreendida, desperte a confiança do consumidor e o leve a fechar bons negócios. Assim, ele vai identificar seu escritório de advocacia quando sentir necessidade, e não pensará duas vezes antes de fechar negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
 

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