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O que é SEO Local e como a advocacia pode se utilizar disso

Agência Digitalmente

SEO Local é um conjunto de estratégias de otimização muito importantes para qualquer empresa, inclusive para os escritórios de advocacia.

Isso porque, por meio dessas estratégias, negócios locais podem se tornar referência nas regiões em que atuam. Além disso, conseguem atrair novos clientes, sem que para isso seja preciso investir muito em mídias e divulgação.

Neste exato momento, existem muitas pessoas pesquisando determinado produto ou serviço que tem a ver com muitas empresas.

Inclusive, muitas delas querem locais próximos, para que possam visitá-los no mesmo dia.

É exatamente para esse tipo de busca que serve o SEO local. Essas ações são fundamentais para o marketing digital e o Google tem papel importante nelas.

Isso porque ele ajuda a encontrar qualquer tipo de negócio em uma região, tais como restaurantes, escritórios, consultórios, lojas, etc. E ele fornece as informações para os usuários que fazem uma busca local.

Com isso, além de atrair novos clientes, é possível melhorar o posicionamento orgânico e ter mais visibilidade.

Para ajudar os escritórios de advocacia a aplicá-lo, elaboramos este conteúdo que vai te ajudar a entender e usar melhor esse tipo de SEO.

O que é SEO local?

O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para buscadores que tem como missão melhorar o posicionamento do site de uma empresa.

Ou seja, quando um usuário pesquisa por pisos vinílicos no bairro X, por exemplo, o Google mostra quais locais oferecem aquilo.

Essa otimização é focada no site da empresa, mas também é embasada no perfil delas no Google Meu Negócio.

E essa é a principal diferença entre o SEO comum e o SEO local, uma vez no local é necessário um componente geográfico para dar o resultado da pesquisa.

Então, se o usuário pesquisa por determinado produto ou serviço e adiciona “perto de mim”, “na região tal”, essas palavras acionam algoritmos do Google para entregar resultados mais específicos.

Esse tipo de pesquisa ganha uma atenção especial por parte do buscador, pois ele está sempre procurando garantir a melhor experiência ao usuário.

Por sempre pensar em entregar os melhores resultados e com muita agilidade, se o usuário pesquisar sobre um consultório de advocacia, imediatamente o Google entende que ele deseja um local próximo.

Para isso, a localização da pessoa tem papel fundamental para que seja possível filtrar e classificar os resultados.

E pelo fato dessas buscas serem, na maioria, realizadas por telefones móveis, o componente geográfico é ainda mais essencial.

Isso porque os smartphones acompanham as pessoas aonde elas vão, exigindo que o Google tenha a capacidade de trazer resultados adequados e em tempo real.

Por exemplo, se uma pessoa sai de São Paulo e vai para Minas Gerais, e lá ela procura por bloco de concreto, imediatamente aparecem resultados na cidade, bem próximas de onde o usuário está. Ou seja, se ele está em Minas, os resultados serão das redondezas daquela cidade.

Mas para que isso seja possível, é necessário que a empresa especifique onde ela está e quais regiões atende. Dessa forma, o buscador percebe que ela tem relevância para onde está situada.

Diferenças entre SEO local e comum

Antes de colocar em prática as estratégias em SEO local ou orgânico, é fundamental contratar uma agência de marketing para que elas possam ser executadas da maneira certa.

Mesmo assim, é importante entender quais são as diferenças entre os dois, algo muito simples. O que está envolvido nessa distinção é o fato de que o SEO local contém um componente geográfico.

Portanto, se o usuário pesquisar sobre restaurantes na Vila Mariana, os buscadores vão entender que ele deseja receber informações sobre estabelecimento naquela região.

Já o SEO comum tem como base a pesquisa orgânica, ou seja, quando os motores de busca decidem que não há intenção local na busca. A pessoa deseja apenas informações e não um local específico.

Por exemplo, se o usuário digitar fachada de casas, o buscador pode entregar como resultado conteúdos sobre fachadas, pinturas, imagens de fachadas e outras informações.

Apesar de as diferenças serem bem simples, muitas pessoas têm dúvidas sobre como o Google determina qual resposta é melhor, se orgânica ou local, uma vez que mesmo que não contenha componente geográfico o resultado pode ser local.

Isso acontece porque os mecanismos de pesquisa usam fatores que classificam e buscam indexar sites. Dentre esses fatores estão:

  • Palavras-chave;
  • Link de saída;
  • Uso do Inbound Marketing;
  • Gramática.

Melhores estratégias em SEO local

Os primeiros passos para fazer um bom SEO local seguem as premissas do orgânico. Ou seja, é necessário aplicar práticas que otimizem o site para o ranqueamento. Depois disso, é necessário se atentar às seguintes práticas:

1 – Pensar nos resultados

Quando uma fabricante de cantoneira de alumínio deseja aplicar o SEO local ao seu negócio, precisa tirar o seu pensamento do SEO orgânico. Isso porque, ao invés de melhorar o site, o foco dele é fornecer informação rápida.

Quem faz pesquisa local, quer dados como telefone para contato, endereços ou orientações para chegar ao estabelecimento. E o Google está cada vez mais dedicado a entregar as melhores respostas prontas em suas páginas de resultado.

2 – Gerenciar a empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é parte fundamental das estratégias em SEO local. É ele quem faz diferença no ranqueamento das buscas locais e deve ser priorizado.

Ao inserir, por exemplo, uma fabricante de remedio para emagrecer rápido, todos os dados devem ser preenchidos, como:

  • Nome da empresa;
  • Categoria;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Site;
  • Condições de acessibilidade.

Também é importante publicar fotos e vídeos para deixar o perfil ainda mais completo. E quanto mais completo for o preenchimento dos dados, mais o Google valoriza.

Além disso, é essencial manter essas informações sempre atualizadas.

Para os escritórios de advocacia, o Google Meu Negócio é muito importante, uma vez que esses profissionais não podem fazer uso das mesmas estratégias de marketing que outras empresas.

Além disso, ele oferece um esquema de perguntas e respostas que podem ser respondidas pelos próprios clientes, sendo esta uma excelente oportunidade para interagir com eles.

3 – Incentivar avaliações dos clientes

Outra estratégia importante, tanto para laboratórios de exame demissional, quanto para qualquer negócio, é incentivar os clientes a fazerem avaliações. Elas são indispensáveis para as tomadas de decisão.

Isso porque todos os usuários podem ver o que outras pessoas pensam sobre a empresa e não apenas o que ela fala de si mesma. Isso transmite mais confiança.

Para o próprio Google, é importante para ele entender o que os usuários pensam de uma revenda de cloro para piscina, por exemplo. E quanto mais avaliações positivas, melhor o posicionamento nos resultados.

Importância de contratar uma agência de marketing

As estratégias em SEO local não param por aqui, por isso, é importante contar com profissionais de marketing para aplicá-lo, uma vez que são mais complexas, como:

Ter um site responsivo

Mais do que saber como fazer marketing de conteúdo, as agências sabem, o valor de um site responsivo. Para o SEO local um site responsivo é a base de toda estratégia de otimização on page.

Isso porque as pesquisas são realizadas, geralmente, pelos aparelhos móveis, e somente os sites responsivos se adaptam a eles. Além disso, oferecem uma excelente experiência mobile, algo que o Google valoriza muito.

Marketing de conteúdo

Essas agências, além de saberem trabalhar com o marketing de conteúdo, algo importante para o SEO local identificar conteúdos de uma região, elas usam inbound marketing rd station.

RD Station é uma ferramenta de automação de marketing digital que cuida de todas as estratégias num só lugar.

Então, as publicações de conteúdos no site ou blog da empresa terá uma periodicidade definida pela agência e, por meio da ferramenta, serão publicados os textos que facilitaram a localização do negócio pelo Google, além de trazer relevância para o usuário.

Seja um escritório de advocacia ou uma clínica estética que faça micropigmentação fio a fio, são táticas importantes que precisam ser colocadas em prática por profissionais.

Conclusão

O marketing digital trouxe muitas tendências para o mercado e todos os tipos de negócio que existem hoje. Naturalmente, para os escritórios de advocacia e profissionais de direito, isso não seria diferente.

Por meio do SEO local, é possível liderar os negócios em determinada região e se tornar referência no que faz. Em um mesmo bairro pode haver 2, 3 ou mais escritórios de advocacia, aquele que vai liderar é o que souber usar bem as estratégias de SEO Local.

Para vender a concorrência, conquistar novos clientes e dominar o mercado na sua região, é importante contar com uma boa agência de marketing e todo o respaldo do SEO Local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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