fbpx
(45)3035-5201 - falecom@agenciadigitalmente.com.br

Vale a pena criar anúncio no Facebook para atingir maior público?

Enquanto o Facebook é um dos sites mais acessados do mundo, o Facebook Ads se fortalece como uma importante ferramenta de anúncios, com capacidade para ampliar consideravelmente o alcance das empresas.

Hoje em dia, o uso estratégico das redes sociais é fundamental para que as marcas alcancem autoridade, conquistando cada vez mais clientes e incentivando a fidelização.

É válido afirmar que nunca foi tão fácil e barato construir uma marca forte, reconhecida pelo público e com bastante demanda.

Ao mesmo tempo, as possibilidades aumentam gradativamente, porque a ferramenta oferece cada vez mais formas de anúncios.

Aos empreendedores que se perguntam se vale a pena criar anúncio Facebook, a dica é procurar informações sobre o assunto.

Assim, é possível perceber que não só vale a pena, como as ações podem agregar diversos benefícios para as empresas.

Por que investir em anúncios no Facebook?

Os anúncios nas redes sociais representam ações de marketing cujo objetivo é atrair mais usuários por meio de conteúdos.

No Facebook, e também em outras redes sociais, eles são fundamentais para potencializar e escalar os resultados das campanhas.

De uma maneira geral, o investimento pode ser baseado no fato de que:

  • As pessoas gastam cada vez mais tempo nas redes sociais;
  • O alcance orgânico do Facebook é cada vez menor;
  • Há possibilidade de remarketing, conquistando e fidelizando clientes;
  • Publicidade no Facebook pode ser muito barata.

1. As pessoas gastam cada vez mais tempo nas redes sociais

Quando o assunto é tempo gasto online e, especialmente, nas redes sociais, o Brasil é um líder global. Mensalmente, os brasileiros ficam cerca de 650 horas nas redes sociais.

Além disso, o Facebook é uma rede social que se destaca devido aos numerosos usuários. São 2 bilhões de usuários no mês, sendo que 99 milhões das contas ativas são de brasileiros.

Em outras palavras, os brasileiros passam um bom em contato com uma grande diversidade de tipos de conteúdos, promovidos por pessoas ou marcas.

Por isso, ao investir no Facebook Ads, uma academia pode divulgar melhor o treinamento funcional para crianças, por exemplo, se destacando em seu mercado de atuação e garantindo mais clientes.

2. O alcance orgânico do Facebook é cada vez menor

No caso das páginas profissionais no Facebook, é preciso saber que menos de 0,5% dos fãs, ou seguidores, veem as atualizações.

Isso ocorre porque, com o passar do tempo, o Facebook passou a priorizar as relações humanas, diminuindo a visibilidade de páginas de negócios nos feeds de notícias dos usuários.

Isso é bom para a rede, de uma maneira geral, mas acaba sendo uma frustração para os empresários – especialmente aqueles que ainda não se convenceram da importância do Facebook Ads.

A plataforma de anúncios acaba sendo uma opção para as empresas continuarem impactando os usuários, mesmo com as atualizações.

3. Há possibilidade de remarketing, conquistando e fidelizando clientes

O remarketing é um tipo de estratégia que consiste no envio de anúncios para pessoas que já demonstraram interesse pela marca.

Para exemplificar, uma clínica de estética pode anunciar o preenchimento no rosto aos usuários que já tenham visitado o site da empresa ou completado um formulário em troca de materiais, como e-books.

Os anúncios de remarketing podem impactar estes contatos, incentivando-os a voltarem ao site para a realização de uma compra. Nestes casos, os anúncios podem até conter cupons de desconto ou ofertas especiais, chamando ainda mais a atenção dos interessados.

Assim, aumentam as chances de vendas ou contratações de serviços, como a manutenção elétrica industrial, por exemplo. Até porque o remarketing atinge pessoas que já estão propensas aos negócios.

4. Publicidade no Facebook pode ser muito barata

As campanhas de anúncios no Facebook Ads podem ser feitas de acordo com a disponibilidade da empresa: não é preciso investir muito dinheiro logo de cara, o ideal é começar aos poucos para ganhar confiança na plataforma.

Os anúncios podem ser bastante acessíveis ao final, porque o Facebook nunca irá cobrar mais do que o valor definido como limite.

Portanto, uma fabricante de pressostato para compressor pode começar disponibilizando apenas R$ 2 por dia.

Depois, a dica é analisar os resultados para compreender qual deve ser o investimento para alcançar os resultados esperados.

Benefícios dos anúncios no Facebook Ads

Além de entender os motivos para investir na plataforma de anúncios do Facebook, também é válida a compreensão sobre os benefícios que as ações podem agregar às empresas.

A possibilidade de atingir a muitas pessoas com um investimento relativamente baixo agrega as seguintes vantagens aos negócios:

  • Segmentação atingindo o público certo;
  • Aumento da fidelidade dos clientes;
  • Mais facilidade para o oferecimento de ofertas;
  • Mais engajamento junto ao público;
  • Alcance dos usuários de smartphones;
  • Conversão de leads em clientes;
  • Possibilidade do uso de botões de chamada.

1. Segmentação atingindo o público certo

O Facebook Ads possibilita a segmentação das campanhas, de acordo com informações como localização, idade, gênero, interesses, comportamento e conexões.

Além disso, também inclui fatores como:

  • Comportamento de compra recente;
  • Acontecimentos de vida, como um novo emprego ou casamento;
  • Criação de públicos semelhantes aos principais;
  • Criação de públicos distintos, para gerar leads ou fidelizar.

Com uma segmentação bem definida, é possível atingir os usuários certos, no momento mais adequado e conquistar os objetivos das campanhas de marketing mais facilmente.

Além disso, a segmentação torna possível a venda de praticamente qualquer tipo de produto, para todos os tipos de públicos, como é o caso de equipamentos elétricos, como caixa de entrada de energia, por exemplo.

2. Aumento da fidelidade dos clientes

Além de ajudar a atingir mais pessoas, o uso do Facebook Ads também contribui para a fidelização, principalmente por meio das estratégias de remarketing.

Como têm possibilidade de interagir com os conteúdos, comentando, compartilhando ou curtindo, as pessoas tendem a criar uma aproximação maior com as marcas.

Isso pode ser excelente para a venda de produtos ou serviços, como disco diamantado para porcelanato.

Afinal, uma boa experiência e um canal de comunicação aberto, aliados aos anúncios, tendem a influenciar em novas compras.

3. Mais facilidade para o oferecimento de ofertas

Quando as marcas resolvem realizar promoções, o Facebook Ads pode ser uma ferramenta muito importante para a divulgação.

A mesma situação ocorre no lançamento de novos produtos ou serviços.

Com os anúncios, o alcance das publicações é multiplicado, e muito mais pessoas ficam informadas sobre as novidades que uma empresa especializada em energia solar para ar condicionado, por exemplo, tem a oferecer.

Assim, as promoções podem se tornar até mais lucrativas.

4. Mais engajamento junto ao público

A possibilidade de curtir, comentar e compartilhar as publicações no Facebook pode resultar em uma retenção mais elevada.

O engajamento contribui para que mais pessoas tenham acesso aos anúncios, e é uma característica especial desta rede social.

Desta forma, o Facebook Ads contribui para potencializar ainda mais o engajamento de publicações sobre impressão a0, ou outros tipos de serviços. Isso ocorre justamente porque mais pessoas vão ver as publicações e podem ter interesse em interagir com elas.

5. Alcance dos usuários de smartphones

Hoje em dia as pessoas utilizam mais os smartphones para acesso à internet do que computadores desktop.

Os aparelhos estão sempre à mão, são utilizados em larga escala para o uso das redes sociais e as empresas precisam se adaptar a essa realidade.

Como grande parte das pessoas utiliza os celulares para conferir o Facebook, os anúncios acabam representando uma forma de atingir estes usuários, que pouco “navegam” na internet mas estão sempre online.

6. Conversão de leads em clientes

As postagens no Facebook sempre têm potencial para atrair mais tráfego para os sites das empresas.

Contudo, os anúncios podem aumentar ainda mais a atração de leads e geração de vendas, ajudando na conquista de novos clientes.

Isso pode ser feito com anúncios específicos com esse objetivo, redirecionando o visitante a páginas de formulários. Desta forma, o cadastro é possível e o lead nem precisa sair do Facebook para isso.

Com o contato direto do interessado, a empresa pode estreitar as relações por e-mail, mesmo que ele não tenha visitado o site do empreendimento.

7. Possibilidade do uso de botões de chamada

Os anúncios do Facebook Ads podem agregar botões de chamada, uma opção para capturar mais facilmente os leads.

Algumas opções são os botões de “ligue agora” ou até “comprar”, que facilitam a experiência do usuário e podem representar mais vendas para as empresas.

É válido lembrar que, embora os próprios empresários também possam realizar as ações, a contratação de uma agência digital pode resultar em melhor desempenho para as campanhas de marketing.

Os profissionais têm conhecimentos técnicos e experiência para a elaboração dos anúncios, bem como para a mensuração de resultados.

Além disso, neste momento, é preciso ter em mente que o resultado esperado quase sempre demanda investimento. Muitos empresários ficam presos a marketing preços e por isso deixam de investir no próprio crescimento.

Por outro lado, a elaboração de estratégias inteligentes e bem articuladas pode resultar em muito mais visibilidade, autoridade e vendas para as empresas que investem no Facebook Ads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *