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Saiba como técnicas de SEO podem aumentar a autoridade do seu blog

De acordo com uma pesquisa realizada pela Provokers, 96% dos brasileiros com internet fazem pesquisas online sobre produtos e serviços. Por isso, utilizar métodos como a produção de conteúdos e SEO é algo essencial para a sua marca ser uma fonte confiável.

Traduzida do inglês, a sigla “Search Engine Optimization” significa otimização para mecanismos de busca e, acredite, entender esse conceito é essencial para seu site ser reconhecido pelo Google.

Há vários fatores que podem influenciar a otimização e o conteúdo relevante é um deles. Aliás, as técnicas de marketing de conteúdo, aliadas ao inbound marketing, constituem um caminho interessante para o estabelecimento construir autoridade na internet.

Pare e pense: o que a sua empresa tem de diferente para oferecer ao cliente em relação à concorrência? Você entende quem é a persona do seu negócio e sabe como propor soluções que ela procura de acordo com a etapa da sua jornada de compra?

Se você deseja construir uma imagem de autoridade no nicho de mercado de atuação do seu negócio, está na hora de pensar nesses conceitos.

Essa missão é fruto de um conjunto de estratégias e as técnicas de SEO podem ser aproveitadas para alavancar o seu negócio online.

Lembre-se do ditado popular com a máxima de “quem não é visto, não é lembrado” e saiba como trabalhar nas estratégias certas para alavancar a otimização do seu site. Nas próximas linhas, vamos abordar os principais tópicos do assunto!

SEO: o que é e como funciona

Que empresa não sonha em alcançar o topo do Google? É justamente com essa intenção que muitos negócios procuram ajuda de uma agência de marketing digital para entender o que é necessário para essa trajetória.

Se você já ouviu falar nas técnicas de otimização para mecanismos de busca, saiba que conhecer o conceito que aborda essa premissa é o primeiro passo.

Na prática, a definição de SEO diz respeito a um conjunto de ações e estratégias que possuem como finalidade otimizar sites e blogs na internet.

Quanto melhor a estratégia, há mais chances do seu site ter um bom ranqueamento e quanto mais perto da primeira página de resultados, melhor o tráfego do blog.

A diferença dessas técnicas em relação aos anúncios patrocinados é que o foco aqui é a otimização totalmente orgânica.

Por isso, uma das formas possíveis de implementar essa estratégia no seu negócio é aprender mais sobre como fazer marketing de conteúdo.

O conteúdo relevante continua sendo rei e prova disso são as pesquisas atuais que comprovam o quanto essa estratégia pode gerar resultados quando a proposta é posicionamento e captação de leads.

Por que o conteúdo é um fator de ranqueamento, afinal? Listamos alguns motivos:

  • Os buscadores apresentam o melhor resultado para dúvidas do usuário;
  • Investir em conteúdo gera um tráfego 1,3 x maior;
  • Sua empresa demonstra conhecimento no mercado;
  • O conteúdo apresenta uma solução para o público;
  • A relação entre a marca e as pessoas pode melhorar;
  • O engajamento é consequência de um bom conteúdo.

Sendo assim, o que é construir um conteúdo relevante? Para alguns autores, há uma associação de que os conteúdos são uma poderosa moeda de troca do século XXI.

Ou seja, são aqueles que agregam valor ao consumidor e, no caso do ranqueamento, conseguem cumprir as exigências que são consideradas pelos algoritmos.

De fato, há vários aspectos envolvidos na construção de autoridade de um empreendimento. Do mesmo modo, existem vários critérios que influenciam o posicionamento nas primeiras páginas de busca. Confira o assunto nos tópicos seguintes.

Fatores de ranqueamento para conteúdos

Além de relevância, informações com credibilidade e soluções originais, um conteúdo é considerado relevante quando preza pelos fatores de ranqueamento.

É importante estar atento às atualizações do Google, pois as tendências mudam. Atualmente, mais de 200 fatores podem influenciar o posicionamento do seu blog.

Imagine que a sua empresa trata de assuntos voltados ao meio ambiente e construção civil como análise química do solo, elaboração de relatórios e licenças ambientais.

Além de estudar em profundidade o público com qual você deseja se relacionar, é importante fazer uma pesquisa sobre as palavras-chaves mais buscadas no Google e adequar à sua estratégia.

O próprio buscador padrão tem uma ferramenta para isso, nomeada como Google Ads. Além disso, há complementos como o Google Trends que podem render insights para seu planejamento ao fornecer os temas mais buscados em um período.

Esses cuidados são básicos. Afinal, você precisa saber como utilizar as palavras-chave e onde encaixá-las no conteúdo.

Um bom título, subtítulos adequados uma meta-descrição bem elaborada e uma URL que corresponde ao valor do seu conteúdo são exemplos do que pode ser trabalhado.

Nesse contexto, se o seu produto é uma tela mosquiteira recolhível, você deve pontuar os benefícios, diferenciais e contextualizar a solução que essa tela traz para casais com crianças ou pessoas que moram em um local onde há presença de pernilongos.

Ao saber como as pessoas procuram por esse produto, fica mais fácil oferecer a resposta que elas precisam saber de forma objetiva e as ferramentas podem te ajudar nessa tarefa.

No entanto, cabe ressaltar que a otimização dos blogs vai muito além desses conceitos básicos.

Confira os principais fatores de ranqueamento e os entenda.

1. Autoridade da página:

A credibilidade de um site é uma prova de que a autoridade existe e isso é um fator muito relevante para otimização.

Além de conteúdo relevante, você pode construir essa estratégia com um trabalho de Link Building, que significa adquirir links de qualidade que remetam ao seu site e trazem certa popularidade ao seu blog.

2. Autoridade de domínio:

Domínios confiáveis são levados em consideração para o posicionamento na internet, por isso, não basta ter um negócio que é referência em aluguel gerador e outros equipamentos, é preciso ter um site de qualidade e com domínio seguro

Sabe aquela página de alerta que aparece quando um site não é confiável? Você não pode correr esse risco se quiser ter credibilidade no mundo online.

3. Velocidade do site

Que usuário nunca perdeu a paciência com a demora para um site carregar? Atenção, segundo o próprio Google, o tempo de espera ideal para o site carregar é de 3 segundos.
A conta é simples: se a sua página for leve, mais facilmente será ranqueada.

4. URL

O endereço da página é um elemento que influencia o ranqueamento. Logo, se você tem um negócio que é especializado em equipamentos para indústrias e empresas e tem como foco a empilhadeira trilateral, saiba que essa palavra-chave deve estar na URL.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o universo que é a otimização de sites, veja como aplicar boas práticas para alcançar bons resultados!

Saiba como ter boas práticas de SEO

Você pode ser uma autoridade no mercado offline, mas a reputação online é crucial em tempos nos quais a busca de empresas pela internet é realidade e os hábitos de consumo estão mudando rapidamente.

Por isso, não importa se o segmento da sua empresa é mais técnico e presta soluções para empresas que precisam de um transportador helicoidal ou se você trabalha na área da estética, boas práticas nunca são demais.

Os algoritmos do Google são inteligentes e certamente vão captar uma possível fraude. Por isso, evite práticas duvidosas.

Um exemplo bem simples é construir conteúdos relevantes e entregar a promessa que você faz ao leitor.

Não adianta saber quais são as palavras-chaves mais condizentes com seu negócio e apenas elaborar um modelo de conteúdo para ranquear sem responder o que o usuário espera.

Um profissional de pintura pode tirar dúvidas no buscador sobre qual é o modelo de cinta de lixa mais adequado e se a sua empresa apenas pensar na venda, mas não ofertar um valor, saiba que isso mancha o posicionamento do seu negócio e não é uma prática ética.

Links de qualidade duvidosa, plágio, imagens sem autorização e outras práticas inadequadas podem render uma penalização para o seu blog e, por isso, você deve fazer uma revisão minuciosa da estratégia e de todos os conteúdos a serem postados.

Lembre-se de ferramentas e estratégias como o inbound marketing rd station e saiba como adequar a oferta do seu conteúdo para a persona ideal, no momento em que ela procura sua empresa.

Você deve encantar, agregar valor, tirar dúvidas e ser uma referência. Isso se quiser que as pessoas avancem no funil e repliquem sua marca como um exemplo de posicionamento no mundo da internet.

Um exemplo interessante é o segmento dos centros de estética. Ao falar sobre um procedimento como prótese de cabelo, por exemplo, você deve mapear todos os fatores de ranqueamento.

Mesmo assim, você não pode se esquecer do principal: produzir conteúdos para ajudar pessoas reais.

É natural que o público tenha dúvidas, receios, desejos e medos e uma boa estratégia de marketing tem um caráter de humanização. As pessoas possuem jornadas distintas, desafios diferentes e, acredite, entender o que elas desejam é fundamental.

Um procedimento como luz pulsada olheiras, por exemplo, pode ser explicado com infográfico, conteúdo relevante e se você não associar essa técnica a algo que faça a pessoa se sentir mal por ter olheiras, saiba que esse é o caminho certo.

Boas ideias viralizam e esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar o posicionamento do seu blog com as boas práticas de SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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