fbpx

Call To Action: o que é e como usar no site da sua clínica

O uso do Call To Action é essencial para as estratégias das empresas, incluindo as clínicas.

É por meio dele que o visitante de uma página realiza alguma ação. O Call To Action é feito por meio de um link ou um botão destacado.

Todos os dias, os consumidores são impactados por chamadas em diferentes ambientes, inclusive fora da internet. Na porta de um estabelecimento, por exemplo, é comum encontrarmos a palavra “empurre” ou “estamos abertos”.

Até mesmo aqueles avisos em elevadores e outros locais como “sorria, você está sendo filmado” são frases de impacto que influenciam em nossas ações e comportamentos.

Essas e outras sinalizações servem para nos dizer como agir em determinado momento ou de que maneira devemos nos comportar frente a alguma situação. No hospital, são as placas de “silêncio”, e em muitos outros estabelecimentos, sinalizações de “não fume”.

Quando falamos de Marketing Digital, isso não é diferente. As empresas desejam que os consumidores realizem diversas ações, como fazer um cadastro para receber a newsletter.

São muitas outras opções que podem ser empregadas, a depender da especialidade da sua clínica. Mas no final, todas usam a mesma estratégia para conseguir isso: o CTA. E é sobre este assunto que vamos abordar neste artigo. Acompanhe!

O que é Call To Action?

CTA, sigla para Call To Action (ou “chamada para ação”, em tradução livre) tem o papel de ponte para alguma ação. É uma chamada que reflete o valor de uma oferta em questão.

Uma clínica de abdominoplastia masculina vai usá-lo para indicar qual é o próximo passo que o visitante de seu site – e até mesmo o perfil nas redes sociais – deve realizar.

Ele é extremamente importante para as conversões, mas deve ser bem planejado, bem escrito e ter um bom formato. Mas não para por aí, é fundamental que os seus resultados sejam acompanhados de perto.

Como ele faz a conversão?

É importante entender como o Call to action (CTA) pode colaborar para os processos de conversão de uma clínica. Tudo começa quando o visitante abre uma página ou visualiza um anúncio.

Até que ele realize alguma ação, passa por diferentes etapas e as empresas precisam se atentar a cada uma delas, sendo:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Quando o visitante de uma página de depilação a laser virilha completa visita o site, a clínica já conseguiu sua atenção exclusiva.

Após isso, ele começa a ter uma primeira impressão daquilo que está visualizando e se interessa em buscar por mais informações.

Para ter seu desejo despertado, ele faz uma análise detalhada da oferta, em busca de seus benefícios e características. Tudo para certificar-se de que ela atende às suas necessidades.

Por fim, ele decide tomar uma ação e o CTA cumpriu seu papel durante os processos de atenção e interesse para levar o visitante a uma ação.

Este pode ser, inclusive, o próprio ato de clicar na mensagem do CTA, que pode ser desde fazer o download de um material, até compartilhar um conteúdo do site de seu consultório.

Só que para chegar até esse resultado, a chamada foi empregada do melhor jeito, e isso é algo que uma agência de marketing digital compreende bem.

Quando o Call To Action (CTA) deve ser usado?

Como você deve saber, cada página do site de uma clínica deve ter um objetivo. Enquanto algumas estão focadas na venda, outras podem oferecer conteúdos para download, pedidos de orçamento, teste gratuitos etc.

Pensando por esse lado, fica claro que, na verdade, todas as páginas precisam de um Call to Action, pois todas precisam que o usuário realize uma ação.

Mesmo isso sendo óbvio, ainda é comum que existam páginas estruturadas sem levar em conta esse fator. Elas contêm artigos e até anúncios de produtos sem ao menos um objetivo claro definido.

Isso faz com que muitas oportunidades de negócio sejam perdidas. Por isso, é necessário saber que tipo de Call to Action usar e quando aplicá-lo. Para identificar isso, é preciso pensar em fatores como:

1 – Persona

É importante pensar para quem é a oferta. Por exemplo, uma clínica de lipoaspiração masculina vai criar um Call to action para uma persona masculina.

O Call to Action pode ser usado em um post do blog com informações sobre esse procedimento. Esse conteúdo fará sentido para o visitante da página e será fácil convencê-lo a realizar a próxima ação.

2 – Jornada de compra

O CTA precisa fazer sentido com a oferta em questão. Orientar que o visitante que nunca frequentou o site faça um orçamento, pode não funcionar.

Da mesma forma que pedir para assinar a newsletter para aquela pessoa que já a assina, também não.

O Call to Action para pedido de orçamento pode ser usado com clientes que estão em uma etapa mais avançada da jornada de compra.

Dessa forma, uma farmácia pode enviar um e-mail marketing com um conteúdo sobre manipulação de medicamentos para emagrecer para aquela pessoa que já vem acompanhando seus conteúdos.

Melhores estratégias

Tendo essas informações em mente, é importante conhecer algumas estratégias mais aprofundadas para aplicação do CTA no site da sua clínica, conforme apresentadas a seguir.

1 – Usar cores contrastantes

Todos os elementos presentes na página da clínica estão disputando a atenção do visitante. Para que ele olhe para a chamada, ela precisa se destacar.

Por isso, é fundamental apostar em cores que se destaquem dos outros elementos, que irão chamar a atenção do usuário.

2 – Escolher uma boa posição

A posição da chamada precisa favorecer a sua visualização. Além disso, o usuário não deve precisar rolar a barra para enxergá-la.

A técnica que envolve esse processo é conhecida como “Above the Fold”, ou, “Acima da Obra” em português. Ela tem suas origens no jornal impresso, onde as manchetes importantes aparecem na capa.

3 – Inserir imagens

O ser humano é muito visual, por isso, uma clínica de psiquiatra particular ou qualquer outra precisa usar as imagens no botão do CTA para prender a atenção do visitante. Isso com certeza vai fazer com que ele seja percebido logo de cara.

4 – Indicar com setas

Quantas vezes entramos em sites ou blogs de diversas marcas e nos deparamos com as setas indicando o botão de chamada? Muitas!

Apesar de parecer uma estratégia simples, ela é indispensável em muitas ocasiões e tem um poder único de fazer com que o visitante preste atenção apenas no botão de ação.

5 – Investir em um bom tamanho

Obviamente, o tamanho do botão de CTA escolhido por uma loja de bolsa maternidade moderna e outros itens, vai impactar nos resultados. No entanto, o tamanho de cada chamada deve estar relacionado com a sua importância.

6 – Ser específico

É necessário indicar ao usuário exatamente aquilo que ele deve fazer. Isso pode ser feito por meio de frases de impacto como “Agende aqui o seu check up geral exames”, “baixe aqui o seu e-book”, dentre outras possibilidade.

Importância de contratar uma agência de Marketing Digital

Usar o CTA pode ser muito fácil, mas a verdade é que só vai dar certo se você conhecê-lo muito bem, além da sua persona, do público-alvo e o mercado onde a clínica está inserida.

Nem todas as clínicas são iguais, certo? Portanto, o CTA que funciona para uma de emergências veterinárias talvez não vai funcione para um consultório médico. São públicos diferentes com necessidade e interesses diferentes.

Além disso, é raro encontrar uma clínica que possua uma equipe interna ou ao menos um profissional de Marketing, que saiba aplicar todas as estratégias ou usar ferramentas de automação importante como a RD Station.

como fazer marketing de conteúdo e direcionar esses materiais para as pessoas que realmente possam se interessar ao que é ofertado.

Além disso, são especialistas em identificar onde está o público-alvo nas redes sociais e criar ações para ele. Também são focadas em atrair pessoas e sabem trabalhar tanto com estratégias orgânicas, quanto com links pagos.

É um trabalho completo que envolve muito conhecimento, por isso, na hora de desenvolver uma landing page e criar o CTA, aplicando-o, também, às outras páginas com outras finalidades, somente esses profissionais conseguem fazer de maneira efetiva.

É claro que sua clínica pode tentar caminhar sozinha nessa jornada, sem a ajuda de uma agência de marketing digital, mas a tendência é que você não tenha tanto sucesso.

Dessa forma, independentemente de qual seja o seu objetivo, as agências e profissionais de Marketing Digital podem te ajudar a alcançar.

Conclusão

O Call to Action é parte fundamental das estratégias em Marketing Digital para clínicas e empresas de qualquer setor. Com ele, seus visitantes entendem a importância do seu trabalho e se interessam pelos serviços que a clínica oferece.

Essa estratégia não deve ser deixada de lado e deve ser aplicada por meio dos conhecimentos de profissionais do Marketing.

Isso fará com que cada vez mais pacientes cheguem até você, proporcionando mais lucro e sucesso para a sua clínica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *