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Marketing Digital: Como aplicar em uma clínica odontológica

É fundamental desenvolver táticas para ampliar a sua empresa para que ela continue sempre com muito sucesso no mercado, certo? O que muita gente pode não imaginar é que isso se aplica para uma clínica odontológica também.

Isso porque todo negócio tem a necessidade de manter clientes ativos para continuar gerando lucro, e com uma clínica odontológica isso não é diferente.

O marketing digital entra em cena para que, através de suas estratégias, marque presença no ramo digital, atraindo assim cada vez mais clientes através de conteúdos de qualidade.

Afinal, nos tempos atuais, quem não entra para o mundo online, pode cair no esquecimento. Se você não quer isso para o seu consultório, continue acompanhando o conteúdo e confira dicas essenciais para o seu consultório!

Entenda o que é Marketing digital

Quando falamos a palavra “digital”, logo entendemos que refere-se ao universo online. Portanto, marketing digital trata-se da promoção da sua marca no ramo digital, com o objetivo de vender um produto ou serviço.

Existem diferentes estratégias de Marketing, podendo ser o boca a boca, onde os clientes recomendam um serviço ou produto, através de mídias impressas como flyers e folders e/ou através das estratégias digitais.

O conceito do Marketing Digital é ganhar visibilidade no universo online. Sendo assim, quanto maior a evidência, melhor será os resultados. E, por isso, muitos dentistas têm investido nas estratégias digitais a fim de promover a imagem da sua clínica e se destacar em meio aos concorrentes.

Como aplicar na odontologia?

O marketing é utilizado por diferentes segmentos, com o objetivo de promover o seu negócio, visando conquistar a atração de novos leads, ou seja, possíveis clientes. No caso de uma clínica odontológica, isso significa conquistar e fidelizar pacientes.

Para isso, existem diversas estratégias que podem ser adotadas, como por exemplo marcar presença nas redes sociais com posts informativos.

Entretanto, antes disso é necessário identificar o perfil do seu público-alvo e onde ele está concentrado, pois isso ajudará a definir qual a melhor estratégia digital considerar.

Para esse mapeamento ser ainda mais assertivo, muitos dentistas preferem contratar uma empresa com foco em Marketing Digital para ficar responsável pelas estratégias, o que, muitas vezes, promove resultados mais eficazes.

As agências de Marketing digital conseguem ajudar o profissional a explorar diversas estratégias que sejam pertinentes ao segmento odontológico e, por isso, os resultados tendem a ser cada vez melhores.

Antes de falarmos mais sobre quais estratégias podem ser exploradas, é importante entender sobre o Código de Ética Odontológica. Dessa forma, as suas campanhas seguirão uma conduta obrigatória, o que evitará futuros problemas no meio digital.

Confira maiores detalhes a seguir.

Regras para a implementação do marketing odontológico

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), existem algumas ações de marketing odontológico consideradas ilegais diante do Código de Ética Odontológica.

Portanto, é fundamental consultar o código de ética antes de desenvolver uma campanha de Marketing para o seu consultório.

As mais comuns são:

  • Imagens de tratamentos com “antes e depois”;
  • Ofertar procedimentos de graça para atrair público;
  • Publicar dados técnicos que não tenham embasamento científico;
  • Não deixar visível informações como nome e documento nos meios online;
  • Expôr os valores e maneiras de pagamento dos procedimentos.

Tendo isso em vista, não abra mão de checar todos os detalhes antes de dar início ao seu plano estratégico de marketing da sua clínica dentária.

E agora que você já sabe o que deve evitar, chegou a hora de entendermos melhor quais são os meios digitais para aumentar a visibilidade da sua clínica. Confira a seguir.

O uso das plataformas digitais

As mídias sociais são importantes pois promovem estreitamento de laços da empresa com o cliente.

Tendo isso em mente, aqui estão algumas plataformas interessantes para estar presente:

Instagram

O Instagram é a rede social que tem maior engajamento com o público, pois é possível publicar fotografias e vídeos no feed, além da opção dos “stories”. A rede social conta, ainda, com a opção de IGTV, que é formada por vídeos mais longos que ficam salvos no perfil.

Pelo aplicativo você tem acesso a ferramentas como caixa de perguntas e enquetes, que ajudam a compreender melhor as necessidades do seu público e responder dúvidas.

Sem dúvidas, através da plataforma é possível criar um conteúdo que seja relevante para o seu público. Através de um stories, por exemplo, é possível dar dicas de saúde bucal para o dia.

Pensando no IGTV, é possível gravar um vídeo com o objetivo de explicar e esclarecer dúvidas sobre um determinado tratamento dentário, por exemplo. Como o vídeo ficará gravado em seu perfil, você pode utilizá-lo para informar sobre assuntos atemporais, ou seja, que sempre vão suscitar curiosidade no público.

Existem diversas possibilidades que podem atrair a atenção dos clientes e potenciais clientes. O importante é que, independe de qual mídia você utilizar nessa rede social, a informação precisa ir de encontro com a necessidade dos seus possiveis pacientes.

Facebook

Considerada a maior rede social atualmente com cerca de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, você não pode ficar fora dela, já que as chances de conseguir mais pacientes são grandes.

É possível realizar a publicação de imagens, vídeos e também comunicados e informações importantes para seus pacientes.

Além disso, também é possível utilizar a sua página da rede para inserir o endereço e telefone da sua clínica odontológica, bem como o horário de funcionamento.

Investir no Facebook Ads também é uma ótima opção para quem busca novos pacientes. É uma das melhores formas de garantir que seu anúncio seu estará em evidência nos perfis do seu público-alvo.

É uma forma assertiva de estar próximo dos seus potenciais pacientes e fazer com que eles sintam-se atraídos pelo serviço oferecido por sua clínica.

Site

É muito importante que seu site tenha informações essenciais para que todos aqueles que o acessem não fiquem com nenhum tipo de dúvida sobre seu serviço ou produto.

Indicamos que crie uma aba para deixar as respostas das perguntas mais frequentes, outra com os tipos de plano odontológico para empresas que você atende, e uma especial que dê para agendar consultas online, se esse tipo de serviço for possível.

Blog

Se você criar um blog para compartilhar conteúdos relevantes, não esqueça que é importante vinculá-lo ao site, assim os seus pacientes podem acessar com mais facilidade outras informações sobre a sua clínica.

Após reunir mais conhecimento lendo os conteúdos do seu blog, os pacientes se sentirão mais confiantes para aderir um tratamento odontológico.

Além disso, através de um bom conteúdo é possível divulgar os serviços oferecidos pela sua clínica. Um outro ponto importante é informar se o seu consultório atende a convênios como um plano odontológico com ortodontia, por exemplo.

É importante garantir que o seu blog promova informações relevantes para o seu público. Não tenha dúvidas: um bom conteúdo é o que vai prender a atenção e despertar uma necessidade nos seus potenciais pacientes.

As estratégias de Link Building também são eficientes para evidenciar o seu conteúdo e posicioná-los nas primeiras páginas do Google, a fim de facilitar o acesso e aumentar o tráfego do seu blog.

Para isso, é possível iniciar parcerias com outros domínios do mesmo segmento a fim de tê-los apontando para o seu. Essa é uma estratégica orgânica para a conquista de tráfego em seu blog e, consequentemente, a possibilidade de conquistar novos pacientes

Bônus: melhore as estratégias

Abaixo separamos algumas dicas para que você acerte mais ainda na hora de desenvolver as estratégias de Marketing Digital na sua clínica:

  • Desenvolva uma persona: dessa forma será mais fácil de entender o que seu público necessita;
  • Contato: seja acessível, deixe um telefone para contato sempre disponível;
  • Propagandas pagas: realize um investimento em Google AdWords para resultados rápidos;
  • Boca a boca: as indicações são sempre uma forma ótima de conseguir novos clientes;
  • Seja prestativo: ser prestativo e organizado faz com que a experiência de seus pacientes seja incrível e, com isso, eles queiram retornar à sua clínica.

Tenha excelentes resultados!

O marketing digital é fundamental para qualquer espécie de negócio que deseja prosperar, por isso é importante se atualizar e garantir a presença nos meios digitais.

Portanto, invista em boas estratégias e utilize as ferramentas gratuitas e pagas que a internet disponibiliza para você, sempre pensando no melhor para sua empresa.

Não esqueça as regras do Código de Ética Odontológica para que nenhuma das suas campanhas de marketing tenham problema.

Após seguir todas as dicas, vire referência no mercado e tenha um negócio de muito sucesso!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto

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