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Vale a pena contratar uma consultoria de marketing para seu escritório de advocacia?

Em meio a um mercado cada vez mais dinâmico, a consultoria de marketing ganha um papel indispensável para prestar suporte para as instituições que gostariam de elaborar técnicas com cautela, que podem envolver áreas variadas das organizações.

Afinal, as táticas comerciais são capazes de promover uma percepção mais positiva da empresa no mercado, estabelecer um relacionamento diferenciado com os clientes em potencial e consumidores, entre outras possibilidades.

Nesse contexto, é preciso considerar que cada área conta com suas particularidades, o que reforça a necessidade de contar com uma consultoria em uma agência de marketing digital de confiança.

No caso de um escritório de advocacia, determinadas distinções podem ganhar um destaque ainda maior, especialmente ao considerar as normas apontadas no código de Ética da OAB.

Vantagens da consultoria para o setor jurídico

É muito comum que existam dúvidas ao procurar por qualquer tipo de suporte para uma organização e não seria diferente ao se tratar de um escritório de advocacia.

Seja para uma empresa que comercializa balança comercial digital ou qualquer outro setor, a consultoria de marketing contribui para que as orientações necessárias sejam transmitidas de acordo com os objetivos e modo de atuação da marca.

Por essa razão, é interessante que os benefícios de recorrer a esse tipo de serviço sejam apresentados de uma forma ampla, principalmente para viabilizar uma perspectiva mais clara de como tais vantagens podem ser atreladas ao dia a dia do local. Confira a seguir:

Assertividade nas orientações

Então, é importante que haja a noção de que um profissional da consultoria poderá prestar um suporte significativo para o escritório, desde o esclarecimento de como iniciar campanhas até táticas mais avançadas para conversão de clientes.

Sem dúvidas, o mais vantajoso é que ao buscar esse tipo de auxílio com uma consultoria de confiança, será possível garantir que as ações sejam pautadas nas limitações legais, que serão apresentadas em breve.

Alcance de autoridade

Imagine que uma academia para emagrecer investe no marketing e alcança uma posição de destaque no mercado com o suporte de uma consultoria.

A autoridade é uma das consequências, porém, é interessante averiguar como esse ponto pode ser alcançado e enquadrado na área jurídica.

Primeiramente, é válido observar que as ações de marketing podem contar com as mais variadas propostas, e o posicionamento da empresa fará toda a diferença diante a competitividade do mercado.

Por esse motivo, seja para uma academia, para uma instituição que disponibiliza gerador aluguel ou no setor jurídico, certamente haverá a possibilidade de gerar valor para os clientes e conquistar um espaço cada vez mais notável.

No caso de um escritório de advocacia, destaca-se o fato de que uma vez que o marketing jurídico é executado de forma eficaz, a credibilidade da organização pode ser fortalecida em meio aos clientes em potencial, antigos e parceiros.

Otimização de processos

Organizar as tarefas realizadas e analisar a situação da empresa são ações que devem ser priorizadas, afinal, a busca por melhorias em qualquer segmento é necessária para que as marcas tenham um desenvolvimento sustentável e destaque no mercado.

Nesse caso, a necessidade de otimizar processos na área de marketing tem um grande destaque e é uma das soluções que pode ser alcançada por meio da consultoria.

Com profissionais qualificados, seja no processo de gerar conteúdo para redes sociais ou estruturar o site da empresa, será possível identificar quais são as etapas que podem ser otimizadas para reduzir falhas e economizar tempo.

Conheça as limitações legais do marketing jurídico

Naturalmente, é interessante que os profissionais do escritório de advocacia tenham consciência das limitações associadas com a divulgação de serviços e demais aspectos.

Afinal, o código de ética apresentado pela OAB tem como proposta essencialmente garantir a credibilidade do setor.

Por essa razão, abordar algumas das limitações de maior destaque é de grande importância neste tema, tais como:

Uso de determinadas expressões

No desenvolvimento de conteúdos e diferentes campanhas, um setor que atua na área de veículos, como com a manutenção de tacógrafo eletrônico, que serve para indicar a velocidade, normalmente pode utilizar expressões para atrair clientes e estimular a venda de serviços.

Esse tipo de ação é muito comum no setor de varejo, como na área de cosméticos e eletrônicos, em que textos com elementos como “Ligue agora” e “Garanta o seu produto” são amplamente explorados.

No entanto, na área jurídica não é algo permitido, uma vez que com base nas propostas da OAB, está em desacordo com a sobriedade do setor.

Apresentação de preços

Se um empreendimento necessita dos serviços de um escritório de advocacia para obter orientação sobre o processo de solicitação do laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que é uma medida crucial para regulamentação contra incêndio, é normal que o valor de uma consulta não seja apresentado em plataformas digitais ou meios impressos.

Claramente, é um ponto de grande distinção da maioria dos outros setores, uma vez que a prática também não é permitida no setor médico. A transmissão de valores deve ser restrita aos encontros entre os profissionais e clientes.

Soma-se a esse ponto o fato de que o oferecimento de consultas gratuitas por meio de plataformas digitais também é vetado.

Aplicação de imagens de prédios de tribunais

Com a popularização de redes sociais, o uso de imagens atrativas e/ou que levem uma maior credibilidade para as marcas se tornou muito comum.

Por exemplo, um produto como a máquina de solda ponto pode ter diversas imagens, inclusive atreladas a marca de fabricação.

No entanto, para preservar a neutralidade dos tribunais, a seleção de imagens no setor jurídico deve ser mais criteriosa, especialmente para que o público não tenha a impressão de que existe algum tipo de conexão entre esses profissionais e as instituições.

Além desses pontos, é válido abordar que há muitos fatores a serem trabalhados para um escritório de advocacia, como o visual, conteúdo elaborado e táticas de alcance de visibilidade.

Por exemplo, no caso do visual, os seguintes elementos podem ser desenvolvidos de forma estratégica para o escritório:

  • Perfis em redes sociais;
  • Cartão de visitas;
  • Blog;
  • Logotipo.

Imagine um cliente em potencial que atua com elementos para resfriadores e redes de ar, como o purgador eletrônico e busca um escritório de advocacia para auxiliar em questões de regulamentação do empreendimento.

Claramente, ao notar esses aspectos desenvolvidos de uma forma cautelosa, com a identidade da empresa e atratividade, uma percepção mais positiva poderá ser obtida.

Esse é apenas um dos diversos exemplos de atividades que tem capacidade de serem realizadas em meio ao marketing jurídico e que certamente, podem ser otimizadas ao contar com uma consultoria.

Dessa maneira, é possível ter uma ideia ainda mais clara de que embora existam limitações legais, há muitos caminhos a serem explorados.

Dicas para contratar uma consultoria de marketing

Naturalmente, para usufruir das vantagens apresentadas, é importante que exista grande cautela por parte dos profissionais responsáveis pela contratação.

Afinal, qualquer fator que tenha impacto em uma empresa de alguma forma deve ser previamente avaliado para evitar transtornos.

Seja para uma marca que atua com a impressão a laser colorida, um escritório de advocacia ou outro caso, é necessário garantir que a consultoria que será contratada seja comprometida com os resultados.

Esse aspecto, naturalmente, envolve desde a preocupação com atividades pautadas na qualidade e ética até a prestatividade. Além dos pontos abordados, os seguintes fatores exigem atenção:

Metodologia de trabalho

Qual é a metodologia de trabalho? Essa é, sem dúvidas, uma das questões que devem ser respondidas antes do fechamento de um contrato, principalmente para garantir que no dia a dia desentendimentos sejam evitados.

É algo que está associado principalmente com a variação no modo de captar dados, estruturar relatórios e apresentar os resultados.

Uma vez que obstáculos na comunicação podem acometer severamente qualquer tipo de atividade.

Busque referências

Conhecer o modo de trabalho é decisivo, porém, outro aspecto que pode ter um grande impacto nesse contexto são as referências da empresa.

Imagine que ao procurar sobre um determinado empreendimento que presta consultoria de marketing, depoimentos positivos são encontrados, assim como um portfólio bem estruturado e casos de sucesso, por exemplo, sobre o suporte para o desenvolvimento de uma estratégia de inbound marketing RD Station.

Sem dúvidas, a confiabilidade é reforçada em momentos como esse, principalmente quando corporações da área jurídica constam entre os clientes satisfeitos.

Afinal, conforme abordado no decorrer do texto, é uma área que tem características marcantes associadas com o tradicionalismo e normas a serem atendidas.

Sendo assim, com a empresa certa, valerá a pena obter um direcionamento mais claro e um suporte especializado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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