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E-mail marketing para pacientes de um consultório médico

Cuidar do marketing digital de um consultório médico exige bastante cuidado e atenção. Afinal, a saúde dos pacientes e um atendimento personalizado são partes fundamentais desse processo.

Desenvolver conteúdos que sejam de interesse dos clientes, assim como enviar um e-mail com temas especialmente elaborados para um contato mais próximo com os pacientes só é possível com tempo e dedicação.

Justamente por isso, muitos especialistas que desejam aumentar a visibilidade do seu consultório na internet investem em uma consultoria de marketing digital, como um modo de compreender quais estratégias fazem mais sentido para a sua clínica.

Isso ocorre porque a quantidade de ferramentas e possibilidades encontradas atualmente no marketing digital podem gerar confusão, e fazer com que o profissional se sinta confuso, sem saber quais delas são as mais indicadas para o seu negócio.

Há ainda quem prefira contratar os serviços de uma agência marketing digital para cuidar dessa estratégia, de modo a garantir que o trabalho de divulgação seja feito de modo mais assertivo.

Assim, o profissional pode focar em sua agenda e rotina, sem que precise planejar a sua ação no mundo virtual, dedicando-se a atender os pacientes de modo mais produtivo.

Mas, mesmo ao contar com os serviços de uma agência, é sempre válido aprender mais sobre o assunto e sobre como fazer marketing de conteúdo, já que todo empresário precisa ter um conhecimento geral do seu negócio.

Afinal, estar em contato com os seus pacientes é um dos modos mais eficientes para fideliza-los e, nesse caso, utilizar uma ferramenta como o e-mail marketing pode ser a melhor estratégia para isso.

Por isso, se você possui um consultório médico e quer saber como fazer uso do e-mail marketing para se comunicar com o seu público, acompanhe a leitura deste artigo.

A importância do e-mail marketing

Um dos pilares mais importantes de qualquer negócio é a comunicação com os clientes. Isso pode ser visto tanto dentro de um negócio que atue com reciclagem de papel e papelão quanto em um consultório médico.

Afinal, é preciso marcar presença na rotina das pessoas, seja de um modo mais informativo ou mesmo para apresentar uma solução eficiente para elas.

Sendo assim, é de grande importância utilizar ferramentas que facilitam a comunicação de uma clínica com os seus pacientes e, nesse sentido, o e-mail marketing pode ser uma excelente opção.

Isso, porque ele fornece um meio simples e dinâmico de levar um determinado conteúdo aos seus destinatários, fazendo com que eles possam acessar mais rapidamente o que você deseja informar aos seus clientes.

Assim, uma empresa pode facilmente falar sobre como funciona o gerenciamento de áreas contaminadas cetesb via e-mail marketing e tornar o assunto mais acessível ao seu público.

Do mesmo modo, o paciente de uma clínica médica pode receber dicas de alimentação saudável na sua caixa de entrada e ser beneficiado com um conteúdo de qualidade, que vai auxiliá-lo no dia a dia.

Dicas para envio de e-mail marketing para os seus pacientes

O e-mail marketing tem um papel ativo na comunicação do seu consultório com os pacientes.

Por isso, é possível utilizá-lo de diversas formas, com estratégias que podem tornar sua agenda cada vez mais completa. Entre elas, podemos elencar:

  • Marcar presença na vida dos pacientes;
  • Enviar conteúdos de qualidade;
  • Oferecer vantagens no agendamento de consultas;
  • Comunicar novidades relacionadas ao consultório.

Estar presente na rotina dos pacientes

Marcar presença em relação aos pacientes é o melhor meio de ter um relacionamento mais próximo com eles, já que a sua clínica será lembrada de modo recorrente, o que pode aumentar o faturamento do consultório.

Isso pode ser feito com o e-mail marketing, já que é possível enviar um conteúdo especial que levará informações de grande utilidade para as pessoas.

Se uma paciente acabou de realizar um procedimento cirúrgico nos seios, pode ser de grande relevância para ela receber um e-mail sobre a importância de utilizar um sutiã pós cirurgia de mama, que ajudará na recuperação.

Esse tipo de contato faz com que o cliente se sinta valorizado e, por isso, ele é de grande importância para qualquer tipo de negócio.

Enviando conteúdos de qualidade

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta bastante útil para a clínica, mas também pode ser importante para os destinatários.

Uma clínica pediátrica, por exemplo, pode facilmente desenvolver um conteúdo voltado à prática esportiva na infância, levando ao conhecimento dos responsáveis as diferentes modalidades existentes, indicando um treinamento funcional para crianças, natação ou mesmo alguns tipos de artes marciais.

Esse é um modo de promover ensinamentos que vão contribuir para a qualidade de vida das pessoas, fazendo com que elas percebam a relevância de manter uma vida mais ativa e, da mesma maneira, criando o hábito de praticar uma atividade com maior frequência, junto à sua família.

Oferecimento de vantagens na marcação de consultas

É possível oferecer aos seus pacientes uma promoção especial para fazer com que eles marquem novas consultas, utilizando o e-mail marketing para isso.

Assim, se uma clínica especializada em preenchimento facial definitivo deseja elevar o seu número de atendimentos, ela deve utilizar o e-mail marketing para comunicar uma promoção aos clientes antigos, que estão ausentes há algum tempo.

Há também a possibilidade de se comunicar com novos leads (se você não sabe o que é o termo lead, clique aqui), que podem querer saber quais são os serviços oferecidos pela sua clínica.

Assim, é possível segmenta-los e falar sobre quais assuntos estão em alta, tal como o preenchimento facial bigode chinês, que pode ser o procedimento mais pedido pelas pacientes no momento.

Novidades do consultório

Certamente você já recebeu algum tipo de e-mail marketing, falando sobre as novidades relacionadas a algum empreendimento.

Essa também pode ser uma boa estratégia para que os seus pacientes conheçam novos serviços oferecidos pelo seu consultório.

Assim, se uma nova especialidade como a de nutrólogo para atletas foi inserida na sua clínica, é preciso que os seus pacientes saibam disso, de modo a aproveitar mais essa vantagem.

Além disso, se o seu consultório está passando por um processo de expansão, também é válido informar os novos endereços para os seus clientes, já que eles podem ser beneficiados ao saber da inauguração de uma unidade mais próxima deles.

Otimizando o envio de e-mail marketing na sua clínica

O próximo passo é saber como fazer o disparo desses conteúdos.

Afinal, hoje existem sistemas bastante eficientes, como é o caso da RD Station, que permite um gerenciamento completo de contatos e de envio de e-mail marketing.

Além disso, os programas de envio permitem o trabalho com os leads segmentados do seu consultório, fazendo com que o paciente receba um e-mail personalizado com assuntos de preferência.

Assim, se você possui um paciente com um quadro específico de dor nas costas, é possível enviar para ele um material especial indicando a acupuntura para coluna, fazendo com que ele conheça mais sobre o tratamento.

É importante também, a identificação dos pacientes que interagem com o conteúdo enviado e também aqueles que não manifestam o interesse, para que possa higienizar a sua lista de e-mails.

Com esse tipo de organização, a otimização do envio de e-mail marketing é feita de maneira eficiente, evitando o uso indevido dessa ferramenta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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