fbpx

Saiba como definir os KPIs do seu escritório de advocacia

Um escritório de advocacia também é uma empresa e necessita de lucros para se manter.

E, assim como qualquer negócio, todo escritório de advocacia deve estabelecer estratégias para se destacar no mercado em que atua.

No entanto, trata-se de um ramo de atuação que não pode trabalhar com um marketing da mesma maneira que outras corporações, por isso, esses escritórios adotam outras posturas para que continuem em atuação no mercado.

Unindo as estratégias de marketing permitidas e definindo metas, um escritório de advocacia não só aumenta seus rendimentos, como também cresce. E crescer é o objetivo de qualquer empresa e profissional. Mas de que maneira fazer isso, afinal?

Atualmente, a Internet é uma aliada dos consumidores, inclusive de quem precisa de serviços jurídicos.

É mais natural do que se imagina que uma pessoa pesquise sobre o que precisa na Internet para encontrar a melhor opção. Por conta disso, cada vez mais as empresas estão buscando soluções por meio do mundo digital.

Os escritórios de advocacia não ficam fora disso e precisam usar as ferramentas certas para atingirem os seus objetivos e também para divulgarem os seus trabalhos.

Neste artigo, nós abordaremos sobre o KPI para escritórios de advocacia, a importância das metas e daremos dicas sobre estratégias de marketing. Confira.

Importância das metas para um escritório de advocacia

Um escritório de advocacia é um ambiente bastante dinâmico e que a todo momento surgem novas demandas.

Diferente de outras corporações, como uma empresa de motoboy express, que tem uma demanda geralmente fixa, esses escritórios precisam se organizar para conseguir atender toda demanda.

Isso exige organização e método, principalmente de quem administra o escritório. Não se sistematizar os processos traz prejuízos e torna o escritório estagnado, o que pode gerar mais problemas.

Isso porque por um ambiente dinâmico, há um risco de perder o foco nas prioridades e, principalmente, nos resultados.

Priorizar o que é mais importante e trabalhar de maneira organizada é o primeiro passo para atingir metas de curto, médio e longo prazo.

Com base em algumas estratégias que são usadas no mundo corporativo, é possível estabelecer e alcançar as metas de um escritório de advocacia. Algumas dessas estratégias são:

  • Conhecer bem o escritório e sua rotina;
  • Definir metas de acordo com a realidade;
  • Ter metas específicas;
  • Alinhar metas mensuráveis;
  • Metas atingíveis;
  • As metas relevantes;
  • Criar metas temporais.

Após seguir esses passos, é necessário monitorar todo esse processo. No próximo tópico nós falaremos sobre uma ferramenta muito importante para garantir que todas as metas estipuladas pelo escritório sejam atingidas. Confira.

O que é KPI?

Estabelecer metas para obter crescimento e atingir os objetivos é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, seja esta um despachante para primeiro emplacamento de moto, uma fábrica ou um escritório.

Mas além de estabelecer metas, é preciso monitorá-las e, para isso, torna-se imprescindível utilizar uma boa estratégia. Nesse sentido, o KPI é uma ótima opção.

KPI é uma sigla que em inglês significa “Key Performance Indicator” ou, no bom português, indicador de desempenho.

Esse processo é utilizado para medir o desempenho de uma empresa para que esta possa atingir os seus objetivos.

Esses indicadores são muito usados por gestores de diferentes perfis de empresas. Imagine que uma papelaria precise aumentar as suas vendas de envelope timbrado, por exemplo, pois possui uma grande quantidade em estoque que pode ser perdida.

Por meio dos dados coletados pelo KPI, essa empresa pode comunicar aos seus funcionários a nova estratégia e a necessidade de vendas desse tipo de papel.

Em um escritório de advocacia, o uso do KPI colabora para que toda a banca esteja envolvida no planejamento do escritório, colaborando para atingir as metas. Sendo assim, esse indicativo mensura o desempenho do escritório como um todo.

Esse indicador é essencial nos negócios porque, caso mostre uma realidade de mercado abaixo do esperado, os gestores têm tempo para elaborarem uma nova estratégia para atingirem as metas estipuladas.

Com isso, esses indicadores tornam-se ferramentas indispensáveis para o bom andamento do escritório e o sucesso de suas metas.

A importância do KPI para escritórios de advocacia

Toda empresa, conforme já dissemos, quer crescer, independente do seu ramo de atuação. Isso é tão verídico que está presente em todo tipo de empresa, como em uma fabricante de tacógrafo digital.

Para esse resultado, é importante mensurar a performance que acontece no dia a dia, não apenas os resultados.

Isso permite que o gestor do escritório tome uma medida mais acertada para atingir as metas e trazer crescimento.

Os indicadores de desempenho permitem saber se as metas e objetivos foram alcançados, se os investimentos realizados foram suficientes, e também saber quais as falhas mais comuns que aconteceram durante o processo.

O mercado jurídico se encontra cada vez mais competitivo, por isso, a gestão de um escritório precisa ser impecável.

Muita gente acredita que concorrência é uma palavra que só cabe a empresas de outros tipos de negócios, pelo fato de a busca ser maior.

É possível notar, por exemplo, que existe uma busca massiva na internet por laudo veicular preço, principalmente quando comparadas às procuras por serviços de um advogado.

No entanto, não deixa de ter um público grande e diversos profissionais disponíveis no mercado. Por isso, o ideal para os escritórios de advocacia é melhorar o desempenho dos especialistas para que obtenham os resultados mais vantajosos.

Não basta apenas usar um indicador de desempenho, é necessário acompanhá-lo

Além disso, esses indicadores não servem apenas para mensurar processos e resultados, eles também são aliados para indicar melhorias em determinadas tarefas.

Auxiliar para que o gestor tome a decisão correta é o principal objetivo dos indicadores. Por meio de uma decisão assertiva, o caminho para o sucesso e concretização de metas se torna mais fácil e curto.

Apesar dessas facilidades, não adianta nada sentar e esperar os apontamentos do indicador, é necessário conhecer bem as tarefas do escritório.

É exatamente por isso que, como falamos anteriormente, antes mesmo de estabelecer as metas, é necessário conhecer bem o escritório.

Não ter conhecimento sobre as tarefas, rotinas, necessidades e outras características é um dos piores erros de um gestor.

Mesmo um pequeno despachante que realize renovação cnh provisória e esteja habituado com suas tarefas, é importante que o gestor conheça absolutamente tudo o que acontece em sua empresa.

Em um escritório de advocacia não é diferente. Além disso, é preciso estar atento a outras necessidades, como aumento da cartela de clientes, eficiência do ambiente de trabalho e investimentos em marketing.

Por falar em marketing, uma das metas mais comuns em um escritório de advocacia é fazer uso dessa estratégia dentro do que é permitido por lei para fazer o escritório crescer. Mas como fazer isso dentro de tantas limitações? Vamos explicar no próximo tópico.

Estratégias de marketing para escritórios de advocacia

Diferente de outros tipos de empresas ou comércios, os escritórios de advocacia não podem adotar certas estratégias de marketing, como banner impressão digital.

Proibidos por lei, os profissionais de direito não podem divulgar o seu trabalho de maneira tradicional.

Mesmo assim, a Internet ajuda nessa missão, por meio de conteúdos que podem ser publicados em blogs que abordem assuntos relacionados à área de atuação do escritório.

Por exemplo, um escritório que trabalhe com direitos do consumidor pode criar posts abordando a respeito desse assunto.

Ao contrário de uma transportadora de pequenos volumes que pode ter um site, espalhar banners pela cidade, etc., os escritórios e profissionais de advocacia precisam ser mais discreto quanto a isso.

No entanto, nada impede que façam uso de ferramentas para automatizar os recursos que utilizam para marketing, como a RD Station, essa ferramenta reúne os principais recursos para estratégias de marketing.

E como fazer essa automação?

Por exemplo, se uma agência de marketing digital utiliza diversos canais e estratégias de marketing, com a RD Station ela pode realizar diferentes ações por meio de um único software, como muito mais eficiência e produtividade.

Para um escritório de advocacia isso é bom porque, reunindo os canais e estratégias que utilizam em um único software, não correm o risco de apelar para estratégias que são proibidas por lei a esses profissionais.

Se a principal estratégia de um escritório é gerar conteúdo para blog, e também envio de e-mails informativos para clientes e outros profissionais, as chances de resultados são muito maiores.

A publicação do conteúdo do blog precisa ser sempre de caráter informativo e atual. Nada melhor do que um software para auxiliar nisso.

Por falar em e-mail, é importante lembrar que ele só pode ser enviado para clientes e também parceiros, sempre em caráter informativo.

Como você pôde ver, lidar com estratégias de ação de marketing digital para escritórios de advocacia não é difícil. Mais fácil ainda é atingir as metas e os objetivos por meio dos indicadores de performance.

Fazendo uso dessas ferramentas fica muito mais simples alcançar as metas da corporação e alavancar os resultados em um mercado tão competitivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *