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É caro investir em Marketing Digital para consultórios médicos?

O Marketing médico ainda é encarado com desconfiança por muitos profissionais, que deixam de aproveitar os benefícios da divulgação em seus consultórios e clínicas devido à falta de conhecimento sobre o assunto.

A ideia de que esta oportunidade é apenas como uma publicidade, ou até uma atitude antiética é uma visão bastante ultrapassada do Marketing Médico.

O conjunto de estratégias pode beneficiar tanto o profissional quanto os seus pacientes. Além disso, aplicação das técnicas pode ajudar a impulsionar significativamente a quantidade de atendimentos, por isso pode valer muito a pena o investimento.

O que é Marketing Médico?

O Marketing Médico consiste em ações cujo objetivo é melhorar a percepção das pessoas sobre a atuação do profissional de saúde.

De uma maneira geral, ele é de grande utilidade para a conquista de um volume maior de pacientes e aumento no faturamento.

As ações são bastante semelhantes às empregadas para a promoção de negócios de praticamente qualquer segmento de atuação.

Um exemplo seria um fabricante de calibrador de rosca, divulgando produtos e serviços com blog, site, redes sociais, e-mail marketing, entre outras estratégias.

Entretanto, por se tratar da área de saúde, há mais desconfiança acerca do tema, já que as ações de divulgação precisam ser éticas.

Contudo, é possível implementar o Marketing Médico de uma forma consciente, contribuindo para o crescimento do consultório ou clínica e também para ajudar os pacientes na compressão sobre seus problemas de saúde.

Ao final, trata-se de um investimento que pode se mostrar realmente pequeno, especialmente se comparado a todo o retorno que pode trazer.

Quais são os benefícios do Marketing Médico?

A principal maneira de alcançar os benefícios do Marketing Médico é por meio de boas práticas de divulgação.

Elas envolvem um planejamento estratégico, abordagem ética nos conteúdos, materiais para o momento pós-consulta, entre outros tipos de ações.

No entanto, é preciso cuidado com a ética. Por isso, recomenda-se a contratação de uma agência de marketing digital experiente neste segmento, garantindo que o investimento será recompensado.

Dessa forma, é possível alcançar os seguintes benefícios:

“Atendimento” 24h por dia

Atualmente grande parte das pessoas acessam à internet pelos dispositivos móveis, especialmente nos momentos de dúvida ou problemas. Isso, porque a internet possibilita comodidade e rapidez.

Para se ter uma ideia, ao investir no Marketing Digital, um dermatologista particular, ou outros tipos de especialistas, facilita o acesso das pessoas à informação de qualidade sobre problemas específicos.

As informações importantes e bem relacionadas podem indicar a um paciente em potencial a necessidade de marcar uma consulta, ou até mesmo de iniciar um tratamento.

E o melhor é que, ao se fazer presente no momento de necessidade, independentemente do horário, o profissional se destaca da concorrência.

O mesmo ocorre nas estratégias de Marketing Digital para a venda de produtos ou serviços, como o jateamento abrasivo, por exemplo.

Reconhecimento na internet

Gerar conteúdo para redes sociais ou blog pode ajudar o médico ou empreendedor a alcançar mais reconhecimento na internet.

Até porque, para que os pacientes encontrem determinada clínica ou consultório, é preciso que o negócio esteja visível.

Nas redes sociais ou em um site próprio, o profissional pode dispor todas as informações necessárias sobre o consultório, como contato, localização, especialidade e até o valor de consultas.

Também é recomendada a publicação de conteúdos abordando as consultas, procedimentos, tratamentos e outras informações úteis aos pacientes.

Assim, um paciente que procurar por uma clínica geral para tratamento de coluna tende a chegar ao atendimento mais bem informado.

Mais autoridade e confiança

Para conquistar mais pacientes e crescer, é muito importante que a clínica ou consultório conquiste autoridade, já que as relações entre médicos e pacientes têm como base, principalmente, a confiança.

Hoje em dia há incontáveis informações na internet, inclusive sobre a área de saúde, mas nem todas elas são seguras para os usuários. Por isso, ao investir no Marketing Médico com qualidade, é possível se destacar.

O oferecimento de conteúdos informativos de qualidade, em um blog que realmente ajude o paciente, pode agregar muito valor ao profissional.

Além disso, quando bem elaborado, o conteúdo sobre nutricionista para atletas pode alcançar bom ranqueamento no Google.

Isso favorece ainda mais a visibilidade e autoridade do profissional no momento de pesquisas.

Otimização da presença digital

Muitos profissionais já possuem sites institucionais para as clínicas ou consultórios. Mas o Marketing Médico pode ir muito além disso.

A criação de um blog rico em informações e bastante atraente, bem como as adequações para exibição dos conteúdos pelos celulares e presença nas redes sociais são exemplos de otimização do Marketing Médico.

Dessa forma, o profissional mostra que está atualizado conforme as novas tendências digitais, se aproximando do público e melhorando a visibilidade e autoridade.

Fidelização de pacientes

Toda a credibilidade que um profissional pode construir com o Marketing Médico pode ajudar no reconhecimento de novos pacientes, mas também contribui para a fidelização dos atuais.

Ao estabelecer uma comunicação ativa com os pacientes, um dermatologista pode tornar mais próxima, agradável e enriquecedora a relação.

Assim, consequentemente, fica mais fácil conquistá-los para tratamentos como o preenchimento facial com gordura.

É válido ressaltar que estratégias de marketing bem planejadas e executadas também beneficiam os pacientes, que têm acesso a conteúdos úteis, relevantes e de qualidade para se informar sobre a própria saúde.

Além disso, o contato entre médico e paciente tende a se estreitar com o uso de canais como o e-mail marketing, redes sociais ou possibilidade de agendamento online.

Quais são as limitações do CFM?

Para realizar o Marketing Médico de maneira ética, é de extrema importância ter atenção ao que determina o CFM (Conselho Federal de Medicina).

Ele regulamenta as práticas de divulgação para os profissionais da saúde, justamente com o objetivo de estabelecer limites para preservar a ética e respeitabilidade inerentes à profissão.

Entretanto, em nenhum momento o CFM proíbe a divulgação do trabalho médico, desde que ele seja feito de maneira séria e responsável. Alguns cuidados necessários para isso são:

  • Assumir responsabilidade pelos conteúdos, indicando os números de registro médico;
  • Evitar sugerir superioridade em relação a outros profissionais ou técnicas;
  • Jamais oferecer garantia de resultados, mas sim comprometimento;
  • Nunca fazer uso da imagem de “celebridades” para atrair pacientes;
  • Não oferecer possíveis diagnósticos sem consulta prévia;
  • Não utilizar a tecnologia do consultório ou clínica como diferencial;
  • Evitar a autopromoção desenfreada e insistente, valorizando conteúdos úteis;
  • Evitar o sensacionalismo na divulgação;
  • Nunca divulgar métodos sem reconhecimento científico;
  • Nunca adulterar dados estatísticos para benefício próprio;
  • Não veicular informações causadoras de pânico ou medo à sociedade.

De uma maneira geral, é possível dizer que se trata de uma questão de bom senso. A ideia é que ao abordar a necessidade de geriatra aos 40, para exemplificar, sejam preservados o decoro da profissão, uma imagem íntegra do profissional e a credibilidade do atendimento.

Do contrário, o médico pode ter a sua imagem prejudicada ou até ser punido pela comunidade médica.

Principais estratégias do Marketing Médico

Para entender os custos envolvidos no Marketing Médico, recomenda-se a compreensão das principais estratégias utilizadas.

A importância de cada uma também justifica o valor do projeto de marketing digital. Dentre as opções, destacam-se:

Site otimizado para conversões

O site deve funcionar como uma espécie de cartão de visitas para o consultório ou clínica. Nesse sentido, priorizar a harmonia e a identidade visual é fundamental. Além disso, o site precisa ser pensado especificamente para atrair mais clientes.

A organização das informações, a possibilidade de agendamento online e os conteúdos voltados para as necessidades do público já representam tal otimização para conversão de potenciais pacientes em pacientes efetivos.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o oferecimento de postagens informativas gratuitamente.

As postagens aumentam a visibilidade, autoridade e credibilidade do profissional, além de abordar temas de interesse do público, como a importância de fazer treinamento funcional para terceira idade.

Trata-se de uma maneira bastante indicada de fazer uma publicidade ética, pois prioriza as dúvidas dos potenciais pacientes, mostrando disponibilidade e seriedade.

O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado no site do consultório, com a criação de um blog, ou ainda nas redes sociais e no e-mail marketing.

E-mail marketing

O e-mail marketing nada mais é do que o envio de mensagens por e-mail – uma estratégia capaz de fortalecer e nutrir um relacionamento com os pacientes.

Por meio do e-mail marketing, com o auxílio de ferramentas de automação, é possível divulgar novidades, manter o contato com os pacientes, divulgar postagens do blog, confirmar agendamentos, lembrar de próximas consultas, etc.

O envio de mensagens periódicas aos pacientes, é muito importante para a aproximação, e acaba rendendo fidelização e indicações, especialmente se forem personalizadas.

Para isso, basta pedir o endereço de e-mail dos pacientes no cadastro, ou ainda, disponibilizar formulários no site e nas redes sociais.

Desta forma, o Marketing Médico representa uma ótima oportunidade para os consultórios, clínicas, hospitais e planos de saúde, beneficiando os profissionais e pacientes, com uma relação mais próxima e confiável.

O investimento acaba valendo a pena, com um ótimo retorno financeiro.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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