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5 motivos para ter um plano de marketing no escritório de advocacia

Um escritório de advocacia, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa crescer e gerar lucros.

Empresas de outros segmentos podem investir livremente em marketing tradicional e marketing digital. No entanto, a OAB restringe o uso de publicidade para os profissionais de direito.

Dessa maneira, é natural que muitos profissionais não saibam exatamente de que maneira divulgar o seu trabalho, principalmente que está começando a atuar no ramo.

Mas apesar de restringir o uso de publicidade que torne o trabalho advocatício um comércio, a OAB não proíbe.

O marketing de cunho informativo não só é permitido, como também é muito bem-vindo. Isso porque ele fornece informações para as pessoas que precisem ou não de auxílio jurídico.

O marketing informativo, como o marketing de conteúdo, está em alta e é muito valorizado na internet.

Não só para escritórios e advogados, esse tipo de marketing também é importante para outros tipos de empresas e profissionais. Mas você conhece o marketing digital? Sabe o que é marketing de conteúdo e como utilizá-lo?

Neste artigo nós vamos explicar tudo isso, falar sobre algumas estratégias para escritórios de advocacia e te dar 5 motivos para investir nisso. Confira.

O que é marketing digital e marketing de conteúdo?

Antes de te dar algumas razões para investir e te mostrar algumas estratégias de marketing para a área jurídica, é importante que você entenda o que é marketing digital e marketing de conteúdo.

Marketing digital é mais comum do que você imagina e está presente em nosso dia a dia o tempo todo. Trata-se de estratégias que promovem produtos e marcas por meio da internet.

Hoje em dia, é a principal maneira que as empresas têm para se comunicar com seu público de maneira direta e personalizada.

Se você está lendo este conteúdo, você tem acesso à internet assim como a maioria das pessoas no mundo todo.

O consumidor está conectado praticamente 24 horas por dia, e é influenciado muito mais pela internet do que por qualquer outro meio.

Com o surgimento de redes sociais, ficou ainda mais fácil para as empresas localizarem o seu público-alvo e direcionar seus conteúdos a ele.

Por exemplo, uma empresa que emite certificado de tacógrafo direcionará seus conteúdos exatamente para as pessoas que precisam desse serviço.

Podemos dizer que todas as marcas fazem uso da internet para atrair a atenção do seu público e estabelecer a sua identidade.

E como são as regras ?

A internet abre espaço para todos, inclusive para os profissionais de direito que têm suas ações de marketing restringidas pela OAB, no Brasil.

Um dos espaços mais importantes para esses profissionais é o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia do marketing digital que visa a criação de conteúdo relevante e informativo, que aumenta o engajamento do público-alvo.

Ao atrair o público por meio da geração desse tipo de conteúdo, o consumidor é envolvido por ele e passa a ter uma percepção de valor pela empresa.

Imagine que um fabricante de extintor de incêndio veicular publique um conteúdo informativo que aborde as características desse produto, como ele deve ser usado dentre outras informações.

O consumidor que tem acesso a esse conteúdo passa a ter uma percepção positiva da marca e as chances de fechar negócio são maiores. O mesmo acontece com um escritório de advocacia.

Pelo fato de o marketing e a publicidade serem mais restritos a esses profissionais, nada melhor do que fazer uso do marketing de conteúdo para atrair a atenção de potenciais clientes, demonstrar o seu domínio em relação ao que faz e aumentar a sua clientela.

Sendo assim, agora que você já conhece um pouco mais sobre esses dois conceitos, no próximo tópico vamos te apresentar 5 razões pelas quais é importante investir em marketing para seu escritório de advocacia. Acompanhe.

Por que investir em marketing?

Atualmente, existem mais de um milhão de advogados atuantes no Brasil, segundo dados da OAB. Sendo assim, podemos concluir que existe, sim, uma grande concorrência para quem atua nesse ramo.

Você sabe que, para um veículo circular, ele precisa de um laudo pericial veicular, assim que é comprado.

Agora imagine quantas empresas fazem isso. Muitas, não é? Para que todas tenham crescimento precisam se destacar e atrair a atenção do consumidor.

E para o escritório de advocacia ?

O mesmo acontece com os advogados, principalmente aqueles que estão entrando para um mercado tão competitivo.

Sendo assim, é necessário atrair a atenção de clientes para o seu escritório e uma das melhores maneiras é por meio do marketing digital. A seguir, listamos 5 razões para você fazer isso:

  1. Aumentar a competitividade no mercado;
  2. Aumentar a sua visibilidade;
  3. Autoridade no meio jurídico;
  4. Fortalecimento da credibilidade;
  5. Aumento dos ganhos.

Se existem tantos profissionais atuando, é extremamente importante que você tenha condições de competir nesse mercado.

Isso é possível por meio do marketing digital, porque ele consegue, dentro dos limites estipulados pela OAB, tornar o profissional mais visível.

Além disso, toda empresa ou profissional quer mostrar autoridade no assunto. Seja uma gráfica especializada em cartão de visita laminado ou qualquer outro tipo de negócio, mostrar que sabe o que faz é fundamental para atrair clientes. O mesmo acontece para os profissionais e escritórios de advocacia.

Se você demonstra que entende do assunto, sua credibilidade aumenta. Hoje em dia, as pessoas precisam se sentir seguras antes de contratarem qualquer tipo de serviço. Se passa confiança, a consequência é atrair mais clientes e aumentar os seus ganhos.

Agora que você já entendeu as principais razões para investir em marketing na área jurídica, no próximo tópico nós vamos te dar algumas dicas de como fazer isso. Confira.

Dicas de marketing jurídico

O marketing, e principalmente o marketing digital, é a principal ferramenta que as empresas utilizam para atrair clientes.

Um despachante que faça regularização de cnh, por exemplo, pode utilizar livremente de estratégias de marketing para divulgar o seu serviço.

Mas quando o assunto é a área jurídica, nada feito. Segundo o artigo 39 no Novo Código, a publicidade do advogado é meramente informativa e deve ser feita com discrição.

Já no artigo 46, diz que a internet e o telefone podem ser utilizados para publicidade, como envio de mensagens a destinatários certos, sem oferecer serviços ou captar clientes.

Ou seja, outros tipos de empresas e profissionais podem enviar e-mails e entrar em contato via telefone para oferecer qualquer tipo de serviço, desde pacotes de internet até teste hidrostático em mangueiras. No entanto, os profissionais de direito não podem realizar esse tipo de abordagem.

Por conta disso, a principal dica para o marketing jurídico é fazer uso do marketing de conteúdo.

E como iniciar o marketing de conteúdo?

A partir dele, é possível criar conteúdos informativos e de valor, que sanem as dúvidas e resolvam as dores do público-alvo.

Esse conteúdo também auxilia as pessoas quanto a todas as possibilidades jurídicas que existem para elas.

Dessa maneira, conhecendo seus direitos e deveres, é natural que procurem pelos serviços jurídicos.

As pessoas, hoje em dia, têm a necessidade de saber um pouco mais antes de contratar um serviço.

Por exemplo, uma pessoa que quer blindar seu carro, se tiver acesso a um conteúdo informativo no site de uma empresa de blindagem de carros, com certeza vai optar por ela.

Isso acontece porque aquela pessoa sentiu confiança na empresa e sabe que terá em mãos o serviço que precisa. Um dos principais canais para a criação desses conteúdos é o blog.

Você pode fazer uma rápida pesquisa na internet e encontrará muitos blogs jurídicos de escritórios e profissionais, que abordem temas de interesse do seu público-alvo.

A versatilidade dessa técnica é seu principal benefício, já que, assim como ela vende serviços de entrega expressa de documentos, por exemplo, também te ajuda a se estabelecer no mercado.

E qual forma de abordagem dos conteúdos?

O que você vai abordar nesses conteúdos vai depender da área jurídica em que você atua.

Por exemplo, se você atua com direitos do consumidor, pode criar infinitos conteúdos que abordem esse tema, mostrando ao leitor os direitos que ele tem e as ações que podem ser tomadas.

Se você quiser, também pode procurar por uma agência de marketing especializada no ramo jurídico.

Essas agências contam com profissionais preparados para atuar dentro dos parâmetros e das leis estabelecidos pela OAB e produzirão conteúdos de acordo com a sua necessidade.

Caso você decida fazer isso por conta própria, pode trabalhar com softwares como o RD Station, que reúne todas as ações de marketing em um único software, otimizando o seu trabalhando e tornando essa tarefa mais simples.

Uma rápida pesquisa na internet também pode ajudar a esclarecer como fazer marketing de conteúdo, tornando essa tarefa cada vez mais simples, até você se adaptar.

O fato é que seu principal foco é criar conteúdos informativos e relevantes para o seu público-alvo.

No entanto, nós sabemos que para muitos profissionais pode ser difícil encontrar tempo para se dedicar a isso.

Principalmente em um escritório de advocacia, onde o dia a dia é muito dinâmico, se não tiver alguém para cuidar da divulgação, pode pesquisar quanto custa um plano de marketing em uma agência e contar com os melhores profissionais.

Independentemente de qual seja a sua escolha, divulgar o seu trabalho é fundamental não apenas para aumentar o seu sucesso e visibilidade, mas também para fazer valer as leis do país.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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  • O que é CRM e como aplicar em escritórios de advocacia? :

    […] presente na internet já não é uma novidade. Hoje em dia, todo o tipo de empresa, incluindo escritórios de advocacia, precisa estar atento ao mundo online, às tendências do marketing digital e investir em […]

    2 meses ago

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