fbpx
(45)3035-5201 - falecom@agenciadigitalmente.com.br

Copywriting: Como usar nas estratégias de uma clínica

O copywriting é uma estratégia importante para quem deseja convencer o seu público a realizar alguma ação. Sempre que um texto é escrito com base nessa estratégia, ele deve ser pensado de maneira a convencer alguém.

Sendo assim, copywriting trata-se de um conteúdo pensado para ter um caráter persuasivo muito grande, que faz uso de alguns gatilhos. Estes, por sua vez, despertam a atenção do leitor, ajudando a aumentar o número de conversões para vendas.

Convencer o público por meio das palavras é importante para as empresas, e também para clínicas médicas e odontológicas. Aliás, os conteúdos vindos desses setores são muito importantes e valiosos, pois lidam diretamente com a saúde da população.

É importante que esses conteúdos, dentro das estratégias de copywriting encantem o leitor e realmente o convença de tomar uma atitude. Mas, para isso, é necessário dominar algumas habilidades.

Estas são necessárias para que o conteúdo faça a diferença nas estratégias de marketing, aumentando o número de conversões em vendas e a rede de clientes.

Algumas empresas e profissionais ainda não entendem bem do assunto, mas não tem problema. Afinal, o intuito deste artigo é definir o copywriting e explicar algumas questões importantes relacionadas a ele.

O que é copywriting?

De maneira resumida, copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o usuário a realizar alguma ação.

Portanto, trata-se de um texto com caráter persuasivo, que faz uso de alguns gatilhos que despertam o interesse no leitor. Como consequência, consegue um número maior de conversões e vendas.

Principal objetivo da estratégia

O CTA é considerado um dos principais elementos do copywriting, pois ao longo de toda a leitura é necessário que o consumidor tome alguma atitude, como procurar uma agência digital. Aliás, quando o assunto são as clínicas médicas e odontológicas, que oferecem um serviço tão importante para a população, é importante que estas trabalhem com agências de marketing.

Isso porque, por meio delas, fica mais fácil atingir alguns objetivos do copywriting, como assinar uma newsletter, fazer download de algum material, ler outro post do blog, entre outros.

O trabalho profissional convence e cativa a atenção da pessoa que está lendo. Mas, mais do que isso, influencia diretamente nas ações dessa pessoa, fazendo com que ela siga cada instrução.

Então, a clínica passa a educar e capacitar a sua persona sobre o serviço que oferece, convencendo-a de que ela é a melhor opção. Mas, tudo isso só é possível por meio de materiais ricos como:

  • Posts;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Whitepapers;
  • Webinars.

Além destes, existem muitos outros tipos de materiais que podem ser criados para aplicar as estratégias de copywriting.

Importância do copywriting para clínicas

O Brasil é um país que possui um sistema de saúde pública com potencial para ser muito bom, mas que infelizmente não recebe os investimentos necessários para que funcione corretamente.

Por causa disso, cresce cada vez mais o número de clínicas que oferecem atendimento e tratamento a diversos problemas de saúde. Só que realmente são muitas, o que acaba por aumentar a concorrência.

Por causa disso, é importante que as clínicas, tanto médicas quanto odontológicas criem conteúdos que ajudam a aumentar a sua visibilidade. E o copywriting é uma das melhores apostas para isso.

Só que, para escrever um texto realmente otimizado e que surta efeito, é necessário muito tempo de estudo além da criação de demanda via anúncios. Mesmo assim, é o copywriting quem une referências internas e externas para convencer o leitor.

Além disso, para as clínicas, é importante que os textos copywriting considerem a experiência do usuário e faça uso dos 5 elementos, que são:

Senso de urgência – imediatismo

Este primeiro elemento tem como principal objetivo capturar a atenção do leitor, fazendo com que ele desenvolva um senso de urgência.

E dentre as principais palavras aplicadas no texto para surtir esse efeito são:

  • Descubra;
  • O segredo
  • A verdade;
  • A partir de agora;
  • Você vai descobrir.

Um exemplo de aplicação dessas palavras seria: “Descubra agora quando custa um plano de marketing digital”.

Conexão

Depois que o texto captura a atenção do usuário, é importante se conectar com ele para que ele perceba o quanto a clínica é importante e tem a solução que ele precisa.

E as principais palavras usadas para isso são:

  • Você;
  • Passo a passo;
  • Aprenda como cuidar;
  • Pessoas comuns.

Um bom exemplo de uso seria: “Passo a passo para escolher o melhor buffet para bodas de ouro“. 

Especificidade

É comum que as pessoas procurem conteúdos na internet sobre alguma complicação ou suspeita de problema de saúde que esteja vivendo.

Por isso, as clínicas médicas e odontológicas que fazem uso do copywriting precisam explicar como essas pessoas podem resolver algum problema.

Dentre as expressões mais usadas para isso, podemos ter “Em x procedimentos”; “Dicas infalíveis para…” entre outras opções.

Um bom exemplo disso seria: “Dicas infalíveis para preparar os melhores salgados para festa”.

Transformação

Neste processo é importante mostrar para o leitor o quanto a vida dele vai mudar para melhor quando ele entrar em contato com a clínica.

Por exemplo, uma clínica odontológica precisa mostrar o quanto a vida daquela pessoa vai ficar melhor quando ela realizar a primeira sessão de clareamento dentário.

Quando o leitor chega esse ponto, já não se preocupa tanto com o preço o valor que precisará investir.

Um bom exemplo de aplicação desse processo seria: “Entenda os benefícios do aluguel de tendas para casamento”.

Uso de CTA

As quatro técnicas anteriores caminham com o usuário durante toda a jornada de compra. Mas, é o call to action que vai dar vida a ação desejada.

Para fazer um bom CTA, o ideal é criar um título irresistível, ser criativo e inovador, e não exagerar, considerando sempre a boa experiência do usuário.

Para facilitar ainda mais o processo de aplicação do copywriting, recomenda-se que as clínicas, assim como a baumuller Brasil, contem com os serviços de uma boa agência de marketing.

Uso do RD Station

O RD Station é uma ferramenta utilizada para automatizar os processos de marketing digital.

Então, se o dentista proprietário contratar uma agência de marketing, terá suas estratégias em copywriting e qualquer outra automatizada por esse sistema inteligente.

Esse profissional terá tempo para cuidar de sua clínica, além de poder investir na reposição e aquisição de materiais como uma cadeira giratória em polipropileno.

Por meio do RD Station é possível reunir dados importantes de performance, organizando melhor a pauta e a publicação de conteúdos em diversos canais, como as redes sociais, por exemplo.

A agência contratará o melhor plano da tecnologia para a clínica, que podem incluir coberturas como:

  • Análise do funil de vendas;
  • Análise de palavras-chave;
  • Gestão de contatos;
  • Editor de landing pages.

Estes são apenas algumas coberturas, mas existem muitas outras que dependem da opção de contratação. A agência saberá escolher a melhor opção para a clínica, principalmente no que tange ao copywriting.

Economia de tempo

Uma empresa de aluguel de globo espelhado ou uma clínica tem como principal benefício ao contratar uma agência de marketing digital, o fato de que ela terá mais tempo para cuidar de outras atividades.

Por exemplo, um médico dermatologista não tem tempo de escrever os textos para seu site ou blog com a frequência necessária.

Por isso, precisa contar com a ajuda desses profissionais. O mesmo acontece com uma agência de book infantil.

Controle do orçamento

Lidar sozinho com as atividades de uma clínica, administrá-la e ainda cuidar de todo o marketing pode ser impossível e ainda prejudicar o orçamento.

Quando se contrata uma agência de marketing digital, todas essas diversidades são resolvidas de forma mais tranquila.

Além disso, basta um simples ajuste de contrato, para que a agência ajuste todos os processos.

Vantagem competitiva no mercado

Por fim, mas o mais importante, quando uma clínica de cirurgia da calvície ou qualquer outra contratar uma agência de marketing, faz com que o nome da empresa ganhe força no ambiente on-line.

Isso permite que ela seja facilmente encontrada e que as estratégias de copywriting realmente levem o consumidor a se convencer da importância e da qualidade do serviço oferecido, comprando-o.

Não importa se a clínica deseja apenas usar o copywriting para escrever um texto convincente ou se quer uma estratégia de marketing completa, o fato é que com a ajuda de uma agência, tudo fica mais fácil.

Então, seja para influenciar a ação da persona ou fortalecer a marca na internet, contar com ajuda de profissionais é a melhor opção para as clínicas médicas e odontológicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *