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Persona: A importância no marketing de um consultório médico

Se você possui um consultório médico e deseja aplicar estratégias para atrair mais clientes, precisa identificar as principais características do seu público, de modo a definir a persona correspondente.

Além disso, levando em consideração as diferentes ferramentas que o marketing digital oferece para que uma empresa consiga ser mais assertiva na divulgação do seu negócio, é preciso identificar as necessidades da sua clínica e optar pelas estratégias que mais fazem sentido para o seu consultório.

Nesse sentido, muitos empresários acabam optando pelos serviços de uma agência de marketing digital para auxiliá-los nessa tarefa. Afinal, quanto maior o conhecimento na área, maiores são as chances de atingir os objetivos do negócio.

E como você pode organizar tudo isso?

Você ainda pode contar com ferramentas específicas, como a RD Station, para gerenciar e automatizar vários processos internos, organizando as suas tarefas de marketing digital de um modo mais simples e eficaz.

Sem dúvida, alguns dos canais que mais surtem efeito atualmente são as redes sociais para a divulgação de uma empresa. Isso, porque as pessoas passam cada vez mais tempo em seus perfis, seja para estar em contato com seus amigos ou para conhecer diferentes marcas.

Para atrair a atenção do público, muitos estabelecimentos seguem o caminho de gerar conteúdo para redes sociais, como um modo de interagir de modo mais ativo com os seus seguidores.

Mas, mesmo para divulgar o seu consultório nessas plataformas, é preciso ter uma estratégia. Afinal, elas permitem uma série de ações que podem engajar de modo mais eficiente os usuários.

Por isso, é importante estabelecer um cronograma, além de definir quais serão os melhores recursos de acordo com o seu segmento.

As agências de marketing digital também oferecem esse tipo de serviço, bastando consultar a tabela de preços gerenciamento de redes sociais e optar por um pacote que faça sentido para o seu negócio.

De qualquer modo, todas essas ações de divulgação e conquista de clientes dependem de um passo essencial: conhecer a persona do seu negócio.

Se você ainda não sabe o que isso significa ou mesmo como fazer para entender mais sobre os seus clientes e sobre as necessidades que eles apresentam, siga na leitura deste artigo.

O que é a persona de um consultório médico?

O marketing digital trouxe uma série de possibilidades em termos de divulgação e de conquista de novos clientes, seja para uma academia especializada em treinamento funcional para idosos ou para um consultório médico.

Justamente por isso, houve a necessidade de se aprofundar de maneira mais detalhista em diversos aspectos de um negócio para que as diferentes ferramentas oferecidas pelo marketing digital pudessem ser mais assertivas.

Uma delas é a identificação da persona de um consultório, assim como de qualquer outro tipo de estabelecimento.

Isso ocorre porque as estratégias de criação de campanhas, e também na elaboração de conteúdos, só podem ser feitas tendo como base as características dos clientes do negócio, como um modo de serem mais personalizadas.

Com isso, surgiu este conceito.

Mas o que isso quer dizer?

A persona de um negócio corresponde aos detalhes que podem fazer com que você conheça mais especificamente o perfil dos seus clientes.

Assim, para identificar a persona do seu consultório, você precisará de informações como:

  • Um nome fictício;
  • A descrição de uma possível rotina;
  • A profissão;
  • Os hábitos de consumo;
  • As redes sociais acessadas;
  • As dúvidas e ambições;
  • As necessidades, etc.

Todas essas características ajudam na formação do perfil dos seus pacientes. Assim, é possível desenvolver uma campanha de marketing mais assertiva, fazendo com que ela traga resultados positivos. Isso porque, ao identificar as pessoas que se interessam por um preenchimento facial com gordura, por exemplo, elas certamente vão possuir características semelhantes entre si.

Assim, é possível traduzir em uma persona a melhor maneira de abordar os seus pacientes. Isso inclui utilizar a linguagem mais adequada, saber em quais redes sociais faz mais sentido investir, abordar diferentes assuntos e muitas outras possibilidades.

Desse modo, um cliente que esteja buscando por geriatra aos 40 anos é identificado como uma persona de meia idade, que certamente já é um profissional consolidado na sua área e deve utilizar redes sociais como o Facebook, que é mais focada em público adulto que o Instagram, por exemplo.

Outras empresas também buscam a sua persona para direcionar os seus anúncios para as plataformas certas.

Uma academia que ofereça aula de treinamento funcional de alta intensidade certamente vai focar em uma rede social mais jovem, já que o seu público tende a ser composto de pessoas com uma faixa etária menor.

Ao observar esses casos, é muito mais fácil entender o papel do desenvolvimento da persona do seu consultório, já que ele vai permitir entender mais sobre os seus pacientes e direcionar o seu marketing para atraí-los de modo especial.

Diferença entre público-alvo e persona

Se você já estudou sobre o assunto, provavelmente já sabe que existem diferenças entre público-alvo e persona.

Apesar de serem expressões que remetem aos clientes de um negócio, elas possuem características diferentes, cabendo ao responsável pelas ações de marketing do seu consultório saber qual delas faz mais sentido.

A depender da estratégia de divulgação que será utilizada na sua clínica de acupuntura hérnia de disco, você pode definir o seu público-alvo ou identificar a persona do seu negócio.

Em comparativo, é possível dizer que o público-alvo possui uma definição mais ampla, ou seja, ele não é composto de uma personalidade específica.

Ao contrário da persona, que possui até mesmo um nome fictício. Outro ponto que diferencia o público-alvo é que ele não fala sobre os hábitos das pessoas, focando em um grupo de possíveis consumidores.

A importância dos detalhes

Por isso, quando há a necessidade de descobrir o público-alvo de um negócio, é preciso levar em conta:

  • A idade média dos consumidores;
  • A renda deles;
  • A frequência de consumo;
  • A região onde moram, etc.

Ao criar uma nova modalidade de atendimento para a sua clínica, como no caso de um urologista de plantão, pode ser interessante definir o público-alvo que vai recorrer aos seus serviços em horários alternativos.

Nesse caso, certamente ele será composto de empresários que possuem uma agenda mais corrida e não conseguem comparecer em horário comercial a uma consulta, ou mesmo em casos emergenciais.

Por isso, não é possível dizer que o melhor método de identificar os pacientes do seu consultório seja só identificando a persona, ou mesmo apenas por meio do público-alvo.

Essa definição dependerá necessariamente do seu planejamento de marketing.

A importância de identificar a persona do seu consultório

Como mencionado, é fundamental identificar a persona de um negócio para que uma ação de marketing elaborada para atrair mais clientes seja realizada de modo assertivo.

Assim, para que o investimento em publicidade possa aumentar o faturamento de uma clínica de rejuvenescimento do rosto, por exemplo, é preciso identificar de modo mais específico a quem se destinam os serviços oferecidos no local.

Para isso, é importante que você realize pesquisas baseadas nas características dos seus clientes atuais para traçar a persona do seu consultório.

Você pode começar essa pesquisa se baseando nas características físicas e psicológicas. Depois, entender mais sobre quais assuntos relacionados à sua área são mais interessantes, além de entender em quais plataformas ele consome esse conteúdo.

Se uma paciente está buscando um tratamento estético cirúrgico, por exemplo, ela vai buscar por uma clínica para agendar uma consulta e conhecer de modo mais aprofundado sobre o procedimento.

Para isso, ela provavelmente vai recorrer a uma plataforma na internet para ter uma noção geral sobre o assunto, tanto em termos de preparação, quanto de pós-operatório, sabendo que precisará de uma cinta pós cirurgica lipoescultura ao finalizar o processo.

Sendo assim, para entender como alcançar essa possível cliente para a sua clínica, é preciso traçar a persona do seu consultório, ou seja, entender mais sobre as pessoas que buscam esse tipo de procedimento.

Nesse sentido, você pode traçar as características dessa persona levando em conta outras pacientes que já passaram pela sua clínica.

Com isso, certamente será possível identificar perfis bastante parecidos, como o de mulheres que estiveram acima do peso e querem reconquistar a autoestima por meio de uma lipoescultura.

Provavelmente a situação econômica delas será bastante parecida, assim como os hábitos de vida e os seus objetivos e desafios.

Nesse cenário, é possível criar a persona do seu consultório, e assim guiar de maneira mais assertiva o tipo de anúncio que faça mais sentido para a sua clínica.

Desse modo, fica mais fácil perceber qual é a importância de se estabelecer um bom planejamento de marketing, partindo de estratégias baseadas na persona do seu consultório, de modo a alcançar os resultados desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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