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Persona: A importância para orientar as ações em uma clínica

Conhecer a persona da sua clínica médica é fundamental para que as ações de marketing possam ser mais efetivas e trazer bons resultados para o estabelecimento.

Com o crescimento e desenvolvimento das campanhas de publicidade, é essencial que as estratégias de divulgação dos serviços de um consultório possam ser assertivas e direcionadas com o desenvolvimento da persona.

A internet foi uma das grandes motivadoras disso. Afinal, hoje é comum que as pessoas sejam impactadas por anúncios e outros tipos de publicidade enquanto navegam nas redes sociais ou em sites variados.

Dessa maneira, promover uma clínica exige cada vez mais conhecimento e uso de ferramentas para essa finalidade, ajudando tanto a gerar conteúdo para blog, quanto a segmentar um anúncio nas mídias sociais.

Uma maneira simples e eficaz de gerenciar esse tipo de ação de marketing é contar com uma ferramenta que ajuda no controle e facilita a execução de atividades de todas as atividades de marketing, publicidade e propaganda, como é o caso da RD Station.

Mas também há quem prefira contratar os serviços da equipe de uma agência de marketing, que possua experiência e conhecimento na área, para ter a certeza de que o valor investido em publicidade possa ser aplicado da forma correta.

Nesse sentido, conhecer a persona da sua clínica médica é uma das formas mais eficazes de criar a publicidade certa e no momento adequado.

Sendo assim, independentemente de a escolha do estabelecimento ser a contratação de uma agência de inbound marketing no paraná, ou estudar sobre o assunto, é fundamental que o proprietário do consultório saiba qual é o público que ele deve impactar.

Para ajudar nessa tarefa, este conteúdo explica a importância de conhecer a persona da clínica médica para que as suas estratégias de publicidade sejam efetivas e tragam clientes.

O que é persona?

Quando uma academia campinas opta por fazer anúncios para atrair alunos para o seu estabelecimento, ela deve pensar em como a abordagem feita naquela ação pode ser mais eficiente para surtir o efeito desejado.

Para uma clínica médica, a técnica utilizada na criação das suas campanhas de marketing também precisam ser utilizadas com maior estratégia e conhecimento.

Não à toa, o conceito de persona foi desenvolvido justamente para auxiliar nesse tipo de publicidade, trazendo efeitos cada vez mais positivos para o estabelecimento.

Mas afinal, o que é persona? Ela se trata de uma ferramenta de marketing com o intuito de criar um perfil fictício, que ajude uma empresa de avcb bombeiros, por exemplo a entender o perfil do público e, com essas informações, elabore campanhas direcionadas.

Isso quer dizer que a equipe de marketing trabalha com a idealização de um cliente, o que gera maior capacidade de desenvolver o anúncio que atrairá os pacientes para a clínica médica.

Para que uma persona seja construída, é preciso definir as seguintes características:

  • Nome;
  • Idade;
  • Descrição da rotina;
  • Profissão;
  • Hábitos de consumo;
  • Ambições;
  • Valores;
  • Hobbies;
  • Entre outros.

Ao criar o perfil de um cliente ideal, é possível entender como falar da clínica nas suas campanhas e despertar o interesse dos potenciais pacientes do seu consultório.

Diferenças entre público-alvo e persona

Outra ferramenta de grande importância no marketing é o público-alvo. Diferentemente da persona, ele oferece informações menos detalhadas do perfil dos clientes de um estabelecimento que venda lente de contato colorida, por exemplo.

Enquanto o público-alvo não fala sobre hábitos ou hobbies, não se refere a um personagem específico, abrange grupos e fala de pessoas que possam se interessar pelos seus produtos, a persona segue uma linha mais minuciosa.

Isso porque a persona tem uma definição específica, que detalha o perfil do cliente e cria um personagem ideal.

Vale lembrar que o público-alvo não exclui a necessidade de conhecer a persona, e vice-versa. Eles podem ser estratégias complementares na elaboração de campanhas de marketing, que certamente trarão bons resultados para a clínica médica.

Nesse sentido, é possível apostar no uso do público-alvo para entender mais sobre características do potenciais clientes de uma depilação a laser masculina, e aplicar a persona para criar um perfil fictício e saber como direcionar um anúncio.

Por que é necessário criar a persona?

Depois de entender o que é a persona, é fundamental saber qual é a importância que ela possui dentro das ações de marketing de um consultório.

Um dos principais objetivos do uso da persona é fazer com que a equipe de marketing crie empatia com o perfil dos clientes, de modo que eles possam lidar com um personagem o mais próximo possível de consumidores reais.

Além disso, há outros pontos que mostram o motivo pelo qual se deve utilizar essa ferramenta para a criação de campanhas eficientes:

1 – Usar a linguagem apropriada

Quando você conhece o perfil das pessoas que desejam comprar produtos para emagrecer, sabendo quais são os hábitos de consumo delas, os hobbies e a formação acadêmica, é possível que a linguagem utilizada nas suas campanhas seja mais adequada.

Isso é importante para uma clínica médica do mesmo modo que pode ser fundamental para um escritório de contabilidade.

Afinal, o perfil do seu público e o que é oferecido pela sua empresa determinam se a abordagem deve ser mais ou menos formal.

2 – Investir nas plataformas certas

Outro elemento importante da persona é oferecer subsídios para que a clínica médica possa garantir que suas campanhas sejam feitas nas plataformas onde estão os potenciais clientes dela.

Isso é importante principalmente para as redes sociais, onde há uma série opções. O Facebook e o Instagram são as que possuem o maior número de usuários, mas também há outras como o YouTube, Twitter, LinkedIn, etc.

O perfil dos seus pacientes deve ser levado em conta para que o consultório tenha páginas ou perfis onde a grande parte do seu público está.

Por isso, é fundamental ter conhecimento da persona para que um conteúdo explicando sobre microagulhamento para melasma seja postado na plataforma certa e alcance uma boa quantidade de usuários.

3 – Saber quais assuntos tratar

Para conseguir um melhor resultado na conquista de pacientes, é importante investir na produção de conteúdos de qualidade.

Mas para saber o que pode ser mais interessante para os potenciais clientes da sua clínica, é fundamental conhecer a persona.

4 – Utilizar os melhores formatos de conteúdo

Na elaboração de conteúdos para o seu consultório, é válido utilizar formatos variados, como os artigos, vídeos, ebooks, infográficos, podcasts, webinars, etc.

Para impactar o seu público, é indispensável saber quais tipos de conteúdos são mais interessantes para ele.

Ao aplicar o perfil da persona do seu negócio nas suas estratégias de marketing, é possível investir no formato apropriado para a visibilidade para a clínica.

Isso porque, pessoas jovens certamente preferem acompanhar vídeos ou podcasts, enquanto um público mais velho certamente gostará de ler um ebook com maiores informações.

Alguns assuntos e procedimentos médicos são bastante procurados por leitores, tal como os seios de silicone, lipoaspiração, rinoplastia, etc. Nesse caso, ao desenvolver conteúdos que falem sobre o tema, a chance de atrair pacientes é cada vez maior.

5 – Entender quando é o momento de fazer anúncios

Conhecer a persona também é uma estratégia para saber o melhor momento de fazer um anúncio e estimular que eles agendem consultas.

Assim como uma loja de joias que venda colar de ouro feminino deve saber quando é ideal promover os seus produtos, uma clínica médica precisa investir na construção do relacionamento com o seu público em potencial.

Isso pode ser feito com a elaboração de materiais que educam os leitores e fazem com que eles ganhem maior confiança na clínica médica.

Depois de estabelecido esse contato mais próximo, pode ser o momento ideal de oferecer os serviços, de modo que o alcance seja positivo e traga maior aderência do público impactado.

6 – Usar o e-mail marketing de modo eficiente

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing digital, e pode ser importante dentro de uma estratégia de publicidade.

Existem plataformas que contribuem para administrar todas as ações de um consultório, como a RD Station, que também possibilita o controle do envio de e-mails marketing de acordo com o planejamento do estabelecimento.

Dessa maneira, criar um cronograma eficaz, onde algumas mensagens são utilizadas para envio de materiais, e outras como forma de estimular o agendamento de consultas, pode ser muito melhor ao seguir o perfil da persona.

Isso porque é possível entender, estimando sobre a rotina de um personagem fictício, qual o melhor momento de disparar um e-mail e como trabalhar o conteúdo que será enviado.

Os motivos mencionados neste tópico mostram que campanhas de marketing podem ser realmente produtivas quando há um maior embasamento para a elaboração delas.

Por isso, conhecer a persona da clínica médica é a melhor maneira de conquistar clientes por meio de uma ação de publicidade estratégica e bem estruturada.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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