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SEO Off Page: Como ele pode ajudar um consultório médico

Quem trabalha com marketing, como agência marketing digital, já deve ter ouvido falar do conceito de SEO Off Page. Assim como as estratégias de SEO On Page, essa técnica visa melhorar o rankeamento dos sites nos mecanismos de busca, especialmente o Google.

Para os consultórios médicos, o SEO Off Page é uma oportunidade para se destacar ainda mais no ramo da saúde, especialmente em um mercado que se mostra cada vez mais competitivo e exigente.

Afinal de contas, com as boas práticas de otimização de sites, é possível alcançar uma notável reputação online, tornando-se uma grande referência na área.

No caso dos consultórios, a popularidade e a credibilidade são fundamentais, visto que os pacientes tendem a confiar mais em médicos de maior notoriedade, sendo possível elevar o nome do seu estabelecimento.

O artigo de hoje trata justamente sobre isso: o que é SEO Off Page e como ele pode ajudar um consultório médico. Quer saber mais? Então, continue com a leitura!

O que é SEO Off Page?

Basicamente, quando falamos em SEO estamos nos referindo a um conjunto de técnicas e práticas que melhoram a classificação de uma página da web, colocando-a entre os primeiros resultados de rankeamento no Google.

Uma boa maneira de fazer isso é quando nos disponibilizamos a gerar conteúdo para blog, por exemplo. Afinal, um dos fatores de classificação é a produção de materiais relevantes para o usuário.

Além disso, destaca-se o uso de palavras-chaves, bem como a boa navegabilidade do website. Essas práticas podem ser definidas como SEO On Page, pois são aplicadas dentro da página, site ou blog do responsável.

Já o SEO Off Page, também é uma estratégia de classificação, mas ela trabalha com elementos fora da página. Ou seja, é aquela famosa “ajudinha” de outros sites, quando citam o seu conteúdo ou divulgam algo para você.

Por exemplo, pense em uma página de relacionamentos que traz dicas de como montar um jantar a luz de velas. Dentro desse conteúdo, ela pode citar e-commerces de decoração, cartões, flores, entre outros artigos que se usa em um jantar romântico.

Uma das ações do SEO Off Page é a construção de uma rede de links de redirecionamento – os chamados backlinks – em uma prática conhecida como “link building”.

Para os consultórios médicos essa é uma campanha muito válida, uma vez que você pode ter o seu website citado em outras páginas, com indicação de serviços de saúde.

Assim, um e-commerce de equipamentos médicos, com um modelo de cadeira giratória em polipropileno, pode citar o seu blog, website ou conteúdo relacionado.

Porém, o SEO Off Page não se limita somente ao link building. A estratégia abarca outras ações adotadas fora do site do consultório médico, em conjunto com toda uma construção de relacionamento com outras páginas web.

Portanto, vale a pena manter uma proximidade com toda a internet, pois isso também é levado em conta na classificação do Google e dos outros mecanismos de busca.

7 dicas de SEO Off Page para consultórios médicos

Como dito anteriormente, o SEO Off Page considera o relacionamento do seu site com outras páginas, incluindo menções e citações em backlinks. Mas fazer uma ação de link building não é tão simples assim.

Por conta disso, muitos consultórios médicos optam por contratar uma agência ou consultoria de marketing preço diferenciado, como a RD Station, para obter melhores resultados e produzir algo assertivo, estratégico e direcionado.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de pensar em ações de SEO Off Page. Confira!

1 – Diversidade de menções

Para refinar a classificação do algoritmo do Google, não basta ter o seu site citado em apenas um único domínio. É preciso ter uma diversidade de backlinks.

Isso porque os buscadores entendem que, quanto mais sites diferentes mencionarem o seu conteúdo, melhor é o seu relacionamento com o restante da internet.

Sendo assim, vale a pena ter uma boa lista de parceiros e produzir um conteúdo relevante, que possa ser compartilhado em muitos outros locais.

2 – Contextualização

O que você acha mais relevante para uma página sobre buffet para noivado: receber citações em portais do setor de festas ou em um blog sobre política?

Provavelmente, a primeira opção. E o mesmo raciocínio vale para o Google!

O buscador entende que uma rede de links dentro do mesmo tema traz uma contextualização melhor e, como consequência, o usuário tem uma melhor experiência com o consumo do conteúdo.

Essa justificativa também é real para os consultórios médicos, que devem priorizar os sites relacionados com o ramo da saúde, já que receber um backlink de uma página relacionada à sua área de atuação tem um valor de rankeamento maior.

Além disso, com as constantes atualizações do Google, o algoritmo do buscador se tornou capaz de reconhecer o posicionamento dos links dentro de uma página.

Quer dizer que, se o seu site é mencionado dentro do conteúdo principal, ele ganha mais valor do que aqueles que estão na coluna, rodapé ou cabeçalho.

3 – Credibilidade e confiabilidade

Nem tudo que está na internet é absolutamente confiável. Ao contrário, existem endereços considerados perigosos, suspeitos, sem contar a prática de spams (envio de mensagens automáticas sem requisição).

Portanto, uma das coisas que conta no rankeamento do Google é a confiabilidade e a credibilidade de um site.

Se o seu conteúdo a respeito de CNH suspensa e vencida é citado em um blog sobre segurança automotiva de boa reputação, você tem mais chances de ser bem classificado entre os resultados de pesquisa.

Para os consultórios médicos, a questão da confiança é ainda mais importante, pois:

  • Desperta a segurança nos pacientes;
  • Aumenta o número de pessoas que procuram o local;
  • Melhora o relacionamento entre médico e paciente;
  • Torna o consultório mais reconhecido no mercado.

Sendo assim, faça um monitoramento, verificando onde você recebeu menções, bem como a credibilidade das páginas que você citou dentro do seu website.

4 – Conteúdo relevante

Quando estamos na internet, principalmente no Google, e procuramos por tendas 3×3, não queremos ser informados apenas sobre preço, característica do produto e especificações básicas. Ao contrário, queremos consumir algo relevante, que nos mostre os diferenciais.

Além do mais, o principal fator de rankeamento é a experiência do usuário, e isso diz respeito ao tipo de conteúdo e material oferecido na página.

Portanto, crie algo que mereça ser compartilhado.

Quando o conteúdo é relevante, não só os usuários se sentem interessados, mas também outras páginas web, o que aumenta as chances do seu site receber menções e backlinks, de forma natural.

5 – Guest post

Na área da saúde, o guest post é algo bastante comum, mas essa prática pode ser usada para qualquer conteúdo, até mesmo quando falamos sobre locação de utensílios para eventos, entre outros temas.

De modo resumido, o guest post consiste na presença de uma pessoa convidada, geralmente um especialista, que irá produzir um material para o seu blog, da qual ele não é o responsável.

Com isso, você oferece informações de alto nível aos usuários, aumenta as chances de compartilhamento e menções, além de firmar possíveis parcerias com outras páginas web.

Afinal de contas, nada melhor que chamar um neurologista para falar sobre doenças relacionadas ao cérebro, ou um cardiologista sobre prevenção de enfermidades cardíacas. Esse é o princípio do guest post.

6 – Links quebrados

É natural que algumas URLs mudem conforme o tempo. No entanto, quando estamos tratando de SEO Off Page, é necessário verificar se há presença de links quebrados.

Por exemplo, se um conteúdo com dicas de como comprar porta corta fogo estiver com um link quebrado, o usuário será redirecionado para uma página com Error 404. Isso prejudica a experiência de leitura, o que interfere diretamente no rankeamento.

Mas, é possível corrigir esse erro de maneira simples: com a aplicação do Redirecionamento 301. Por meio desse código, você pode redirecionar o usuário para o endereço correto.

7 – Divulgação em redes sociais

Você provavelmente já se deparou com um anúncio no Facebook, como uma propaganda de máquina de pegar ursinho ou qualquer outro produto, enquanto navegava pelo feed da rede, não é mesmo?

Acontece que anunciar nas redes sociais, entre outras mídias, apesar de não influenciar no rankeamento e não ser uma prática direta de SEO Off Page, é uma maneira de alcançar mais visitantes para o seu site.

Além disso, há consequências muito positivas, pois com o maior tráfego na página, você passa a ser visto com maior autoridade, recebe mais menções e backlinks, tendo como consequência um bom rankeamento no Google. Ou seja, é uma estratégia cíclica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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