Saiba como utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo para consultórios médicos

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Se você tem um consultório médico, sabe que o CFM (Conselho Federal de Medicina) já desenvolveu um manual de publicidade para regulamentar a prática do marketing dentro da área.

Existem algumas regras básicas para promover o seu consultório, primando sempre pela ética nesse tipo de comunicação com o público.

Caso você deseje investir em técnicas de inbound marketing em Curitiba ou qualquer outra capital, anúncios na internet ou panfletos físicos, todas essas possibilidades são permitidas dentro da área médica.

As regras estabelecidas envolvem pontos que tratam de maneira mais transparente sobre a atuação dos profissionais da área, de modo que eles não desmereçam os colegas de profissão e não iludam os seus pacientes.

Se você quer investir no marketing para seu consultório, mas tem dúvidas sobre como fazer isso, ou quer uma estratégia bem definida, pode contar com os serviços de uma agência marketing digital para realizar essa ação.

Para entender mais sobre o assunto, siga a leitura deste artigo.

O que não pode ser feito em uma ação de marketing médico?

O Manual de Publicidade Médica aborda algumas das principais técnicas de marketing que devem ser evitadas em um anúncio.

Essas mesmas técnicas, quando utilizadas para a propaganda de um serviço como a laminação bopp brilho não apresentam nenhum tipo de restrição. Dessa forma, se tornam impróprias apenas dentro da área médica.

Algumas delas são:

  • Classificar-se como “o melhor” ou “o mais capacitado”;
  • Dizer-se o único capaz de solucionar um problema;
  • Garantir resultados em um determinado procedimento;
  • Diagnosticar ou sugerir tratamentos sem realizar uma consulta;
  • Dizer-se especialista sem ter um certificado;
  • Entre outros pontos.

O código ético não permite que um profissional utilize qualquer tipo de propaganda para dizer-se o melhor na área, ou aquele que seja o mais capacitado em um determinado procedimento.

Também não é permitido falar que é o único profissional capaz para tratar um paciente, sendo essas consideradas práticas antiéticas.

Outra determinação é a de não garantir um determinado resultado. Deve-se, ao contrário, instruir sobre os benefícios que um tratamento pode oferecer ao paciente.

É vedado ao profissional de medicina sugerir tratamentos ou diagnosticar um quadro de saúde sem antes realizar uma consulta médica. 

Afinal, não é possível dar uma opinião sem conhecer o quadro do paciente de maneira mais detalhada, ou sem examiná-lo.

Para dizer-se especialista em um determinado segmento da medicina, é preciso que o profissional tenha o certificado dessa área.

Por isso, ao gerar conteúdo para blog, por exemplo, o médico pode tratar de modo mais abrangente sobre temas variados, dentro da área em que ele atua.

Há ainda outras determinações específicas, que podem ser facilmente consultadas diretamente no Manual confeccionado pelo CFM.

Após conhecer algumas das restrições de marketing médico, o próximo passo é entender mais sobre as principais estratégias de marketing de conteúdo para os consultórios.

A importância do Marketing de Conteúdo para clínicas médicas

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para a promoção de um negócio, independentemente do seu segmento.

Para os consultórios médicos, essa também é uma ferramenta bastante eficiente, que pode levar informações aos seus pacientes de maneira descomplicada e acessível.

Uma empresa de enfermagem domiciliar, por exemplo, pode utilizar o seu blog para disponibilizar materiais pertinentes ao seu segmento de atuação, falando sobre os equipamentos utilizados nos atendimentos em residência, ou sobre alguns procedimentos de cuidado e higienização para os pacientes.

Isso é importante por vários motivos. Em especial, porque você pode manter os seus pacientes informados sobre diferentes temas – que podem ser de grande importância para eles.

Ademais, por se tratar de assuntos relacionados à saúde das pessoas, ao mesmo tempo em que você está divulgando o seu trabalho de acupuntura para ansiedade, também está transmitindo conhecimentos válidos para as pessoas, ajudando-as a encontrar soluções para seus problemas.

Por isso, o marketing de conteúdo voltado para a profissão médica traz benefícios para ambos os lados, sendo de fundamental importância para todos.

Estratégias de Marketing de Conteúdo para consultórios

O marketing de conteúdo pode ser utilizado para que você se comunique com seus pacientes de maneira ampla e objetiva.

Por isso, você precisa investir em algumas técnicas para que o seu artigo atraia um grande número de leitores. Entre elas, podemos elencar:

  • Um texto com linguagem fluida;
  • Conteúdo claro e direto;
  • Uso de imagens que facilitam o entendimento;
  • Escolher palavras-chaves;
  • Entre outros pontos.

Um texto que aborde um assunto como o de cirurgia dentaria gengiva deve ser confeccionado com uma linguagem mais simples e fluida.

Pode ser que um paciente que precise realizar o procedimento pesquise sobre o assunto na internet por estar com receio de realizá-lo.

Por isso, se ele encontra um conteúdo abordando o tema de uma maneira descomplicada, que o faça entender sobre o processo, isso pode tranquilizá-lo para que ele compareça na data marcada sem grandes receios.

Outra técnica importante voltada para a produção de conteúdo da área médica é a “tradução” de vários termos utilizados no segmento, para que o usuário possa absorver um artigo de maneira integral.

Assim, se um profissional vai tratar a questão de problemas comuns para idosos, ele deve simplificar a abordagem, de modo que o leitor possa entender o que causa essas situações.

O conteúdo fica mais completo quando há indicação de práticas que possam prevenir problemas, tal como um treinamento funcional para idosos ou aulas de hidroginástica.

Usar imagens ou vídeos dentro de um determinado conteúdo pode otimizar a compreensão do leitor. Além de que essa estratégia pode tornar a leitura muito mais agradável, atraindo bastante interessados.

Também é importante que você utilize palavras-chave no decorrer do seu texto. Essa técnica faz com que seu conteúdo seja localizado mais facilmente, quando um paciente realiza uma pesquisa na internet.

Se você quer trazer mais visitantes para o site da sua clínica médica geral, pode escrever sobre a necessidade de realizar check-ups periódicos, utilizando palavras-chave como “consultório médico”, “exames de rotina” ou “clínico geral” dentro da sua postagem.  

Essas estratégias de marketing de conteúdo trazem mais leitores para o seu site, e fazem com que o número de pacientes possa crescer de maneira interessante.

Onde o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado?

As estratégias de marketing de conteúdo podem ser aplicadas em diferentes canais, divulgando os conteúdos que você produziu para vários usuários.

Entre os principais estão: blog, sites, redes sociais e e-mail marketing.

Uma estratégia bastante utilizada para divulgação de clínicas médicas é a da criação de uma série de artigos sobre um determinado tema.

Você pode selecionar um assunto de interesse geral, como a prática de atividades físicas, associada a uma boa alimentação. Para isso, é necessário montar um cronograma, onde você pode coordenar a ordem e o período de envio dos artigos.

No primeiro dia, pode ser enviado um conteúdo sobre os alimentos indicados para quem deseja perder peso. No dia seguinte, o texto pode abordar diferentes tipos de atividades físicas, como o treino funcional para iniciantes.

Essas dicas podem ajudar um paciente a administrar melhor a sua rotina, e conseguir obter sucesso na perda de peso. 

Essa série de conteúdos pode ser enviada tanto por e-mail marketing, ou inseridas no blog/site, quanto postada diariamente nos seus perfis das redes sociais.

Isso, porque esse formato é ideal para o marketing de conteúdo, pois são as maneiras mais fáceis de alcançar o seu público.

Também é possível apostar na gravação e divulgação de vídeos, abordando vários assuntos de interesse geral, sempre de forma rápida e simples. 

Uma pessoa que deseja realizar um procedimento estético cirúrgico pode encontrar o seu vídeo muito mais facilmente, enquanto ela realiza uma busca na internet sobre a necessidade do uso de cinta pós cirurgica lipoescultura.

Esse conteúdo pode ser tão atrativo que ela passa a ser uma seguidora, de modo que possa assim acompanhar todos os novos vídeos que você disponibilizar para o seu público.

Os resultados do Marketing de Conteúdo

O marketing hoje é uma estratégia necessária para qualquer tipo de empreendimento. Isso inclui os estabelecimentos médicos, que podem passar por alguns períodos sem receber um índice alto de clientes.

Nesse caso, torna-se essencial que os médicos que desejam alavancar os seus resultados utilizem o marketing de conteúdo para promover o seu consultório. Utilizar as ferramentas mencionadas para tornar a sua clínica mais conhecida é uma maneira eficaz para isso.

Sendo assim, você deve investir na criação de conteúdo relevantes para os seus pacientes, de modo que eles encontrem você, reconhecendo a sua autoridade e a qualidade dos serviços prestados pelo seu estabelecimento.

Assim, é possível realizar uma ação de marketing totalmente voltada para os princípios éticos que a profissão exige, além de ser uma forma mais assertiva de conquistar novos pacientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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