E-mail Marketing como estratégia para se relacionar com pacientes

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Com a quantidade crescente de concorrentes no mercado, o investimento em estratégias para aumentar a visibilidade dos consultórios ou clínicas de médicos autônomos é cada vez mais importante. Nesse cenário, o E-mail Marketing se destaca como uma solução.

O disparo estratégico de mensagens de e-mail é bastante utilizado para aumentar a quantidade de consultas e a satisfação dos pacientes. 

Isso porque, as ações ajudam a garantir mais visibilidade ao consultório, refletindo em autoridade no segmento em que o profissional atua.

Quando o assunto é saúde, as pessoas podem – e devem – ser mais criteriosas com relação à escolha de profissionais e tratamentos. 

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo, por meio do e-mail Marketing, pode se mostrar uma ferramenta com grande utilidade para captar esses pacientes e gerar conteúdo para redes sociais.

Isso porque, é por meio dele que os profissionais podem investir na produção de materiais relevantes para o seu público-alvo, com o objetivo de educá-lo. 

Para isso, as ferramentas de automação de marketing e segmentação de contatos ajudam no envio das mensagens mais adequadas para cada contato e as soluções são entregues no momento mais oportuno.

Dessa forma, o e-mail não é usado unicamente para campanhas publicitárias e o consultório ou clínica consegue criar um relacionamento saudável com os seus contatos. 

Por que usar o E-mail Marketing no relacionamento com pacientes?

O E-mail Marketing é uma ferramenta excelente para aproximar o profissional e seus pacientes, ajudando-o a se tornar uma autoridade em sua especialidade, justamente devido à qualidade dos conteúdos oferecidos.

O especialista que se mantém presente na rotina dos seus pacientes, compartilhando informações relevantes sobre prótese dentária com aparelho, por exemplo, tem mais chances de ser lembrado quando essas pessoas precisarem de uma consulta. 

Trata-se de um consenso que pode ser aplicado não só à área da saúde, mas na divulgação de praticamente qualquer tipo de negócio, produto ou serviço. 

Portanto, podem ser citadas como vantagens do uso do e-mail Marketing:

1. Baixo custo de investimento

Com relação ao marketing preços, as ações por e-mail não exigem um grande investimento como as campanhas de divulgação tradicionais, em mídias impressas, rádios ou tvs. 

Assim, o profissional especialista em pilates para idosos, assim como médicos ou dentistas, pode iniciar as ações com a listas de contatos que tiver, captando novos e-mails com iscas digitais para o envio das campanhas.

Para tanto, a contratação de um profissional especializado e de uma ferramenta de automação já são um bom começo.

2. Boa probabilidade de retorno financeiro

Justamente devido à necessidade de pouco investimento, o e-mail Marketing é uma das estratégias de divulgação que possibilitam maior retorno financeiro. 

Com um investimento pequeno, é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas, que podem se interessar e, futuramente, tornam pacientes ou clientes.

Sendo assim, quando são contabilizados o recurso investido e o valor ganho com consultas e procedimentos realizados, quase sempre a conclusão é de que as estratégias ajudam os consultórios ou clínicas a potencializarem seus resultados positivos. 

Deste modo, produzir conteúdo para redes sociais, em conjunto com as ações de E-mail Marketing, pode alavancar ainda mais o retorno financeiro.

Aumento significativo da visibilidade do negócio

Para se ter uma ideia, 94,2% dos brasileiros utiliza a internet para trocar mensagens, incluindo imagens e textos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Atualmente, grande parte das pessoas usa os e-mails como canal de comunicação e, além disso, confere a caixa de entrada diariamente.

Nesse sentido, o e-mail Marketing representa uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade dos negócios. 

Com o envio de mensagens relevantes, a divulgação da clínica de acupuntura para enxaqueca, ou outros tipos de tratamentos, acontece de maneira natural, ajudando os pacientes e estabelecendo um vínculo com eles.

3. Possibilidade de segmentação no atendimento

O cadastro dos contatos de e-mail pode ser feito presencialmente nos consultórios, com aqueles que já são pacientes, ou com o cadastro no site do profissional. 

Nesse último caso, o interessado troca informações pessoais pelo acesso a materiais informativos e detalhados, como e-books ou webinars com temas específicos.

O ideal é que, nesse momento, sejam coletadas informações suficientes para a segmentação dos contatos.

Assim, é possível enviar conteúdos diferenciados e específicos para cada tipo de paciente ou cliente, contribuindo para uma experiência mais coerente e completa.

Assim, pode-se dizer que o E-mail Marketing ajuda os consultórios e outros tipos de negócios, como academia para emagrecer, aumentando a quantidade de atendimentos, proporcionando mais destaque no mercado.

Como utilizar o E-mail Marketing nos consultórios?

Cientes de todos os benefícios, é comum que os profissionais da saúde se interessem na implementação das estratégias de E-mail Marketing, independente do tamanho do negócio. 

Para garantir bons resultados, o E-mail Marketing pode ser usado para:

1. Confirmação de consultas

A confirmação de atendimentos é uma grande dificuldade das clínicas e consultórios, como pode ocorrer na venda de serviços como a impressão de etiquetas personalizadas, que depende da última palavra do cliente.

Em ambos os casos, a consulta ou pedido pode ser confirmado com ferramentas de E-mail Marketing. Com o simples clique em um botão, é possível confirmar os atendimentos com mais praticidade.

2. Aviso sobre retornos

O pós-atendimento é tão importante quanto o pós-compra para a conquista de um cliente. Por isso, o E-mail Marketing pode ser utilizado para avisar a necessidade de retorno, ressaltando a importância de cuidar da saúde e sugerindo o agendamento.

A prática mostra ao paciente que o profissional, seja ele um médico ou um professor de aula funcional na academia, está preocupado com o seu bem-estar e saúde. Isso pode contribuir para a motivação no retorno à consultas ou treinamentos.

3. Envio de conteúdos informativos

Os e-mails com conteúdo informativo são importantes para que o profissional demonstre que possui conhecimentos aprofundados em determinada área e que pode ajudar na resolução de certos problemas com o seu atendimento especializado.

Os materiais também desempenham um importante papel na condução dos potenciais pacientes ou clientes até a decisão de marcar uma consulta. Para tanto, eles alertam sobre questões importantes de saúde e medidas para o autocuidado.

4. E-mails transacionais

Os e-mails transacionais têm o objetivo de confirmar a realização de uma transação, que pode ser o envio de envelope personalizado empresa ou a conclusão de uma consulta, por exemplo. 

Nesse sentido, a mensagem pode agradecer pela preferência e agregar valor ao paciente, valorizando a relação com uma informação relevante.

5. Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são essenciais para que os profissionais saibam como os seus pacientes estão avaliando o atendimento e os procedimentos. 

Deste modo, elas podem ser aplicadas diante da implementação de novos serviços, para descobrir porque algumas pessoas interrompem os tratamentos, para entender como melhorar procedimentos ou para recolher outras informações importantes.

6. Aniversários ou datas comemorativas

Assim como o envio de pesquisas de satisfação, o cumprimento em aniversários ou datas comemorativas faz com que o paciente ou aluno de treinamento funcional de alta intensidade se sinta especial. 

A iniciativa serve para aproximar os profissionais e seus clientes, aumentando a satisfação com os atendimentos.

7. Lançamento de novos serviços

Ao iniciar o oferecimento de um novo procedimento, uma clínica ou consultório pode divulgar a novidade pelo E-mail Marketing, abordando as suas vantagens, aplicações, curiosidades e outras informações relevantes.

A divulgação das novidades ajuda os empreendimentos a fortalecer ainda mais suas marcas, fidelizando os pacientes e auxiliando no aumento da lucratividade.

8. Envio de newsletter

A newsletter é uma espécie de E-mail Marketing que tem uma periodicidade certa, semanal ou mensal e serve para a divulgação de conteúdos informativos e anúncio de novidades das empresas. 

Na newsletter o profissional pode integrar postagens das redes sociais e do site do negócio, concentrando uma quantidade de materiais para a consulta dos destinatários.

Boas práticas de E-mail Marketing

A elaboração de uma estratégia de E-mail Marketing demanda bastante planejamento, mas pode resultar em mais satisfação dos clientes e reconhecimento da clínica, consultório, ou outros tipos de negócios. 

Algumas dicas para isso são:

  • Criar assuntos atrativos, aumentando as chances de abertura das mensagens;
  • Colocar o nome do paciente no assunto do e-mail;
  • Ser coeso, breve e criar um conteúdo de qualidade;
  • Utilizar linguagem coloquial, evitando termos técnicos e distantes do público;
  • Selecionar os melhores horários para envio de mensagens;
  • Nunca comprar bases de contatos para envio de E-mail Marketing.

Neste ponto, é válido ressaltar a importância das ferramentas de automação de E-mail Marketing. 

Afinal, elas oferecem opções como o disparo prático de grandes quantidades de mensagens, atendendo a aspectos pré-determinados.

Com isso, elas facilitam a mensuração dos resultados, gerando informações úteis para a avaliação do sucesso das campanhas.

A dica final é considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing, de preferência que tenha experiência em serviços voltados para a área da saúde.

Isso porque tal medida garantirá mais qualidade para o planejamento e execução das ações de relacionamento com os pacientes.

Ao final, é preciso entender que conquistar o público pelos e-mails é um desafio e tanto, mas que pode ser vencido com as estratégias mais adequadas, investindo em um conteúdo relevante, exclusivo e de qualidade. 

Desta forma, o E-mail Marketing contribui para um consultório mais movimentado, com forte autoridade em seu mercado de atuação e proximidade com os pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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