Influenciador Digital: Como escolher certo ?

Com o mercado em pleno desenvolvimento, influenciadores são acessíveis a todos os níveis de negócio.

Apesar de uma grande economia em anúncios por se utilizar do marketing de indicação (referência), o influenciador digital deve ser utilizado com cuidado dentro do plano de marketing para que problemas não sejam criados.

Quais são as características de um influenciador digital ? 

O influenciador digital é dividido em três pontos que são: 

  • Celebridades

  • Macro influenciadores 

  • Micro influenciadores

O diferencial entre cada um está ligado em público atingido, maneiras de comunicação com o público e também a localidade. 

Leia também: Pesquisa aponta quem são e sobre o que falam os micro influenciadores.

O que um influenciador digital pode fazer por você? 

Ele pode fazer muito por você mas como mencionamos anteriormente, a construção da história que irá ser contada por ele é o que vai te levar por um caminho de resultados. 

Além de conseguir entrar muito mais fácil na vida do seu público alvo, ele consegue dar um volume e uma diversidade maior em seus conteúdos, para que a pessoa se convença e fazendo assim que ela tenha uma boa imagem antes de chegar até a empresa.

Quais os pontos que eu devo observar? 

Ao procurar pelo influenciador correto, para a sua empresa, você deve prestar atenção nestes pontos: 

  • Número de seguidores
  • Comentários se são de qualidade ou não
  • Linguagem utilizada 
  • Ideais defendidos
  • A maneira em que a pessoa conversa com o público
  • Histórico de trabalhos 

Em muitos casos é realizada a escolha errada baseado em números de seguidores, pois em grande parte os seguidores são inflados artificialmente com contas fantasmas e de pessoas de fora do Brasil (Exemplo: procure pelo Mohamed na conta do influenciador). 

Leia também: Os Falsos Digital Influencers

Além disso, você deverá prestar sempre atenção na maneira em que a história é contada, se há verdade em tudo que é dito e da continuidade e qualidade do conteúdo.

Outro ponto interessante a ser observado é a região de atuação, se ele abrange nacionalmente ou regionalmente, pois em muitos casos o influenciador não irá servir para a sua empresa. 

O que eu não posso fazer com o influenciador? 

O influenciador tem total responsabilidade sobre o que é dito, então todo cuidado ao querer segurar demais ou até dar liberdade. 

Você procura pela verdade, não é ? Então jamais queira “brecar” o influenciador sobre a linguagem utilizada, ou até deixar a fala mecânica transformando a sua história em merchan.

O influenciador contratado não tem necessidade em ser bombardeado de produtos toda a semana, ele precisa é criar uma relação genuína com a empresa, em vez de ser “agradado” por interesse.

Se você entende de amizade, irá entender perfeitamente sobre como lidar com o influenciador.

Como eu sei se o influenciador digital deu resultado? 

Sobre o resultado a única coisa que você não pode ser é ANSIOSO.

Para ter dados corretos sobre os resultados proporcionados pelo influenciador, você deve alinhar no planejamento da sua ação o tipo de caminho que gostaria de percorrer com ele.

Os caminhos são vários, os mais comuns são a construção de um conteúdo onde ele (influenciador) passa a ter vivência com o produto e serviço da empresa, ou a distribuição de cupons de desconto generosos.

A maneira mais prática de monitorar essas entradas são via site, com um endereço monitorado, ou por pesquisa de avaliação de serviços diretamente com o cliente.

Lembre-se que: “O que pode ser medido pode ser melhorado”

Conclusão 

Independente do seu tamanho ou abrangência, realizando suas ações dentro de uma regra e planejamento você conseguirá gradativamente resultados melhores, além da redução de custos com o investimentos em anúncios pela internet.

 

Basta colocar em prática! 😉 



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