Campanhas de Facebook Ads para sua empresa

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O alcance do público-alvo exige um trabalho constante e não é diferente ao se tratar das redes sociais, em que recursos como o Facebook Ads ganham cada vez mais espaço para a criação de anúncios segmentados e com grande potencial de atração.

Ao falar em redes sociais, o Facebook é um dos principais nomes mas, sem dúvidas, para os profissionais que atuam na área de marketing é preciso ter consciência do potencial que essa plataforma apresenta para os empreendimentos.

É decisivo que as marcas tenham presença em plataformas utilizadas por sua audiência. Nesse cenário, o Facebook, que reúne cerca de 2,3 bilhões de usuários de acordo com dados da própria empresa, se torna um grande destaque para diversos segmentos.

Em meio aos bilhões de usuários, nenhuma forma de pagamento é solicitada para que a rede seja utilizada, tanto pelos usuários, quanto às ferramentas voltadas para as empresas.

Todavia, a partir do momento que é preciso ir além do tráfego orgânico para atender a estratégia, o que é aplicado no setor marketing digital preço pode ser alterado, inclusive no que diz respeito a capacitação para criar campanhas satisfatórias.

Por meio do Facebook Ads os profissionais se deparam com uma série de formatos de anúncios e conforme citado, são segmentados, o que pode potencializar a conversão.

Qual é a estrutura de uma campanha?

Conhecer a estrutura da campanha é muito importante, afinal, é o ponto em que as metas são definidas, assim como a maneira de engajamento da audiência.

Basicamente, a campanha engloba os conjuntos de anúncios, em que são estipulados fatores como o orçamento, região, como será o pagamento, entre outros.

O anúncio é a parte exposta ao usuário. Por exemplo, o público atingido por uma campanha de uma funilaria de carros no Facebook verá texto, imagem e Call To Action (CTA), que corresponde a chamada para ação ou até mesmo vídeos.

Vantagens do Facebook Ads

Os benefícios associados ao uso do Facebook Ads envolvem pontos como os seguintes: orçamento e brand awareness e versatilidade.

Uma grande vantagem de apostar no Facebook Ads é a flexibilidade associada ao orçamento. Afinal, nem todas os empreendedores encontram-se na mesma posição de investimento.

Por exemplo, uma academia para idosos que está começando a investir no marketing digital pode preferir a princípio a aplicação de um valor modesto.

Isso se deve ao fato de que conforme a empresa trabalha as estratégias de marketing, não apenas no Facebook, é possível escalar aos poucos as campanhas criadas ou criar novas com um orçamento mais alto, o que resulta também em um alcance maior.

É necessário avaliar os custos e as oportunidades, logo, não são só pequenas empresas ou iniciantes que podem optar por investimentos mais baixos. Pode ser, inclusive, uma opção para uma empresa que faz limpeza de poço em diferentes localidades e quer testar uma tática diferenciada em um anúncio.

Ainda mais, devido às possibilidades de segmentação, o brand awareness inicial pode ser estimulado com clientes em potencial.

Trata-se de uma importante métrica associada ao reconhecimento da empresa pelos clientes, também chamada de consciência de marca.

Campanhas bem elaboradas que alcançam as pessoas certas, por exemplo, de uma empresa que comercializa lava louça compacta, podem elevar o brand awareness e consequentemente, fazer com que a empresa obtenha maior notoriedade.

Conforme abordaremos ao longo deste artigo, os anúncios podem atender objetivos diversos e, além disso, podem ser veiculados em vários formatos, o que reforça a característica versátil do Facebook Ads.

É uma grande vantagem para que audiências com características distintas sejam alcançadas. Afinal, não há um padrão a ser seguido neste cenário, assim como em qualquer outra estratégia.

Tipos de anúncios

Existem anúncios que podem favorecer uma narrativa que a empresa deseja apresentar, já outros são capazes de dar ênfase aos detalhes dos produtos ou benefícios dos serviços. Devido a essas possibilidades, é interessante definir uma meta para a campanha e conhecer as alternativas, tais como:

O carrossel é um formato que apresenta uma sequência para o público-alvo, por exemplo, uma empresa que comercializa peças para máquinas, pode disponibilizar diferentes imagens, como uma de calibrador de rosca e outra de parafusos.

  • Carrossel;
  • Única imagem;
  • Slideshow;
  • Vídeo único.

As imagens são os recursos mais aplicados nesse cenário, sendo acompanhadas por textos curtos, porém, que devem ser suficientes para estimular o acesso da audiência.

Sendo assim, é preciso que a cautela exista tanto para a escolha da imagem quanto na elaboração do texto. Essa é uma possibilidade recomendada para empresas que procuram um tráfego maior para seu site ou para a divulgação de um novo serviço ou produto, por exemplo.

Diferentemente da opção anterior, o slideshow viabiliza o uso de cerca de 10 imagens, o que torna um recurso propício para narrativas ou exibições de diversos produtos. Nesse caso, é preciso redobrar o cuidado para que todas as imagens tenham qualidade.

Os vídeos, assim como os slideshows apresentados, possuem um grande potencial para compartilhamento e atração. No entanto, para potencializar os resultados através desse tipo de anúncio, é recomendado que sejam compactos.

Por exemplo, uma clínica que oferece acupuntura para enxaqueca pode cativar o público através de um conteúdo elaborado de uma maneira clara em um vídeo curto sobre os serviços e seus benefícios.

Para ter um direcionamento adequado não só na escolha dos anúncios como nas estratégias como um todo, as empresas podem optar por estruturar um time ou recorrer a uma agência de marketing. De qualquer forma, a presença de profissionais especializados é de grande importância.

Dicas para criar campanhas no Facebook

Sem dúvidas, os passos adotados para que uma empresa tenha campanhas veiculadas no Facebook podem variar de maneira significativa. No entanto, existem algumas dicas gerais que podem ser vantajosas para diversos setores, por exemplo:

Planejamento

Em qualquer tipo de estratégia, o planejamento tem um papel muito importante e o primeiro passo é estabelecer um objetivo de acordo com as possibilidades da rede social.

Por exemplo, uma fábrica de equipamentos para academia pode utilizar o Facebook Ads para divulgar seus produtos em regiões próximas, aumentar as curtidas na página, obter um maior envolvimento com o aplicativo móvel ou até mesmo conversões no site.

Há necessidade de estabelecer a persona adequadamente, ou seja, um perfil semi fictício do cliente ideal para que a campanha seja criada com precisão.

Aplicação de vídeos

A utilização de vídeos também é considerada vantajosa para as campanhas dessa rede social, basta considerar o poder de atratividade em meio a página de atualizações, conhecida como “feed”. Conforme citado, o ideal é que os vídeos sejam curtos, pois dessa forma as chances de que as pessoas assistam tudo são maiores.

Uma vez que há um grande contato dos usuários com essa área, alcançar o destaque deve ser uma prioridade e a interatividade proporcionada pelos vídeos pode atender de forma favorável essa questão.

Abordagem adequada

Com a alta conectividade entre os usuários, é importante que as marcas expressem seus posicionamentos de maneira cautelosa nas mídias sociais, o que sem dúvidas não exclui o anúncios veiculados no Facebook.

É preciso priorizar uma abordagem adequada, afinal, até mesmo os meios industriais que podem trabalhar em anúncios como de empilhadeira Clark, podem usufruir dessa plataforma.

Certamente, o tipo de diálogo que parte de um segmento desses é distinto de muitos outros, o que é normal. Sendo assim, as particularidades de cada empresa e de seu público-alvo devem ser respeitadas para um posicionamento mais assertivo.

Conexão com a audiência

Pode-se dizer que uma boa conexão com a audiência é de grande importância para o engajamento e, consequentemente, para que a campanha seja bem-sucedida.

É algo que remete a autenticidade, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a como uma marca se porta ao gerar conteúdo para redes sociais.

Nesse contexto técnicas como o storytelling, que corresponde a criação de histórias podem ser interessantes para estimular as interações e estabelecer um relacionamento diferenciado com o público.

O ideal é que os textos sejam assertivos, com uma chamada para ação estratégica. Sendo assim, promoções agressivas devem ser evitadas para permitir uma conexão mais enriquecedora.

Além dessas questões, é válido citar que após a criação da campanha para sua empresa, é crucial garantir um bom gerenciamento dos anúncios. Afinal, caso a performance não seja satisfatória, o Facebook dispõe de recursos específicos para editá-los de forma prática.

É possível analisar a campanha de forma geral ou até mesmo um anúncio em especial. Para garantir resultados satisfatórios, o ideal é que o monitoramento seja constante, assim como a realização de testes e ajustes quando necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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