Como o investimento em marketing digital pode alavancar seu negócio

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O marketing digital se desenvolveu em meio aos avanços tecnológicos e comunicacionais, com diversos caminhos para alavancar os negócios. Nesse cenário, a presença online de uma empresa pode ser trabalhada a partir de diferentes pontos.

Para se ter uma ideia da variedade, é possível citar como exemplo os canais para a aplicação das estratégias, como as redes sociais, os mecanismos de pesquisa e os blogs.

Antes de conhecer as táticas e as formas de execução, é válido abordar fatores que sofrem um grande impacto e reúnem uma série de benefícios, que você pode conferir a seguir.

Interação

Com as mudanças nos hábitos de consumo, a interatividade com o público ganha cada vez mais espaço, uma vez que compreender a trajetória de compra e proporcionar uma experiência positiva no meio digital tornaram-se prioridades diante as táticas comerciais.

Por exemplo, se por um lado uma academia para idosos pode apostar em campanhas e conteúdos valiosos, por outro, o público pode compartilhar, comentar e curtir.

A partir desse cenário, fatores como o engajamento passaram a ser amplamente observados na atuação das empresas no meio digital, em especial, ao considerar as exigências cada vez maiores dos consumidores.

Posicionamento

Para estabelecer uma presença online satisfatória para a marca, é preciso ir além da construção de um site, blog ou criação de perfil em rede social.

Por essa razão, é possível dizer que as táticas digitais são significativas para que as empresas se fortaleçam diante do mercado, especialmente ao considerar uma distância menor em relação ao público-alvo.

Portanto, a marca tem a chance de gerar um posicionamento online significativo por meio dos diversos recursos que podem ser aplicados, garantindo assim, não só a sobrevivência, mas o destaque no segmento.

Orientação 

Hoje em dia, é possível contar com uma maior assertividade nas ações no marketing digital devido aos diversos recursos ligados à obtenção e controle de dados, tanto para elaborar as estratégias quanto para realizar ajustes e analisar os resultados.

Basta imaginar profissionais que realizam higienização de sofá e utilizam os recursos adequados para  um direcionamento satisfatório.

A partir desse ponto, existem maiores chances de alcançar as pessoas que possuem   probabilidade de conversão, ou seja, com perfil compatível com a corporação.

Questões associadas às técnicas podem contribuir de maneira significativa para com a otimização dos recursos financeiros, por exemplo, a redução do ciclo de venda e os meios aplicados para obtenção de cada cliente novo.

Seja uma empresa que comercializa peso para academia ou de qualquer outro setor, um direcionamento mais assertivo é um dos pilares de ações de marketing que apresentam resultados satisfatórios.

Afinal, sem conhecer o cliente, os esforços também serão voltados àqueles que não possuem qualquer tipo de interesse, o que indica ainda mais a importância da segmentação.   

Mensuração

As possibilidades de mensuração ao se tratar de práticas digitais também são notáveis devido ao número de recursos encontrados, sendo assim, em cada técnica aplicada, é possível realizar um acompanhamento constante.

A partir desse processo, diversas ações podem ser tomadas de acordo com os objetivos estipulados, assim como as métricas relevantes para a estratégia.

Se uma empresa que realiza pintura externa de casas e deseja, por exemplo, avaliar a lucratividade em relação ao investimento inicial e quanto foi obtido, é possível acompanhar métricas como o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Por meio de ações como essa, há a possibilidade de identificar rapidamente a necessidade de ajustes e, consequentemente, implantar melhorias contínuas.

Quais são as principais estratégias?

Naturalmente, para fazer um investimento rentável, é preciso conhecer as possibilidades. Sendo assim, confira, a seguir, algumas das principais estratégias de marketing digital que podem ser empregadas.

Marketing de conteúdo

Quando se trata de como fazer marketing de conteúdo, a relevância das informações se destaca, além do fato de serem entregues no momento mais adequado para a audiência.

São conteúdos variados que podem ser empregados em diferentes canais, o que naturalmente influencia o alcance na empresa e deve ser avaliado de acordo com seus objetivos e tipo de público.

Por exemplo, o blog é uma das principais plataformas que atendem o marketing de conteúdo, com artigos variados com dicas e curiosidades.

Além disso, alinhar outras estratégias (como as que serão descritas posteriormente) é indispensável para potencializar os resultados e alcançar um público ainda mais específico, o que tem grande impacto no retorno financeiro.

Nesse ponto, também é interessante abordar a diferença entre os conceitos de persona e público-alvo, uma vez que possuem impacto para o marketing digital como um todo.

Se, por um lado o público-alvo envolve essencialmente aspectos demográficos e socioeconômicos, a persona abrange problemas, ambições, presença nas redes sociais, consumo de informação, entre outras possibilidades.

Sendo assim, é impossível dizer que a persona é uma maneira mais humanizada de definir o público-alvo da corporação.

Técnicas de SEO

A procura por SEO (Search Engine Optimization) também se destaca na tabela de preços marketing digital, uma vez que se trata de um grupo de táticas empregadas para atender a otimização de páginas da empresa para alcançar um melhor posicionamento nos buscadores.

Isso se deve ao fato de que os mecanismos de pesquisa contam com a indexação de conteúdos realizadas por robôs, que também são chamados de crawlers, que detectam apenas código e texto.

Nesse contexto, há uma série de fatores que influenciam o posicionamento e que, quando combinados, podem contribuir para que a empresa obtenha uma maior visibilidade.

No caso de uma busca por treino funcional para emagrecer, por exemplo, faz grande diferença que um site apareça entre as primeiras posições da primeira página, o que reforça a necessidade desse tipo de investimento.

Entre os fatores trabalhados, é possível citar URL adequada, uso de palavra-chave, que é o termo aplicado pelo usuário no momento de pesquisa, linkagens externas e internas, conteúdo de qualidade, entre outras possibilidades.

E-mail Marketing

Uma comunicação mais direta pode ser estabelecida com os clientes a partir do e-mail marketing a partir da concessão, que ocorre comumente por meio do preenchimento de formulários para a obtenção de conteúdos, ofertas ou para receber novidades.

Sendo assim, pode ser aplicado para atender diversas finalidades, por exemplo, um medico acupunturista pode empregar desde uma comunicação com clientes em potencial até mesmo com consumidores antigos.

A construção das mensagens varia e, por isso, é importante ter conhecimento de cada tipo. Há duas modalidades que se destacam, que são os e-mails educacionais e os e-mails de nutrição.

Primeiramente, no que diz respeito aos e-mails educacionais, assim como apresentado no marketing de conteúdo, proporciona informações que são relevantes para a audiência.

Já o de nutrição tem um papel indispensável para estimular o cliente em potencial a prosseguir pela jornada de compra.

Por exemplo, uma empresa que atua com locação de caçamba pode empregar conteúdos que mostrem que pode ser uma boa solução para a necessidade do cliente.

A importância de um plano de marketing digital

O plano da tática digital conta com os dados indispensáveis para que um empreendimento tenha determinado, de uma maneira clara, os passos a serem atendidos nas técnicas empregadas.

Entre os fatores que podem ser apontados, estão:

  • Metas;
  • Concorrentes;
  • Ações;
  • Público-alvo;
  • Persona;
  • Recursos.

Além de uma melhor orientação, existem diversas vantagens de obter esse tipo de plano. Por exemplo, profissionais de uma empresa que comercializa peso para academia podem utilizá-lo para explicar a importância de determinados investimentos para os gestores.

Com as informações reunidas, também existe a possibilidade de tornar a elaboração de análises de performance e de relatórios mais prática, assim como um melhor entendimento da audiência.

Um dos primeiros passos para um plano de marketing bem elaborado é a realização de uma pesquisa sobre os pontos abordados e definição das metas iniciais.

Os cenários podem variar de forma significativa entre as empresas, como no caso de uma funilaria express, que pode definir como objetivo geral fortalecer a imagem da marca online.

Já para uma campanha, pode selecionar uma maior captação de leads e em outra, um maior tráfego orgânico no blog.

Para um planejamento adequado, também é preciso analisar a jornada do consumidor e compreender as necessidades que tenta solucionar. Além disso, é interessante avaliar cada estágio de interação para identificar as melhores táticas.

É recomendado também que exista um cronograma para as ações e a definição dos indicadores a serem acompanhados. 

Não é sempre que a própria empresa reúne um time para cuidar diretamente dessa área, em muitos casos, existe a contratação de uma agência de marketing.

De qualquer forma, é válido citar que cada medida deve ser realizada com a maior assertividade possível, especialmente ao considerar que é algo que pode ser decisivo para uma maior praticidade na aplicação das técnicas digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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